PAULUS indica títulos para rezar, meditar e celebrar a Solenidade de Pentecostes | Paulus Editora

Notícias

27/05/2022

PAULUS indica títulos para rezar, meditar e celebrar a Solenidade de Pentecostes

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





E a esperança não decepciona, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).

No próximo dia 05 de junho, a liturgia da Igreja Católica convida os cristãos a celebrarem a Solenidade de Pentecostes. Na “Festa de Pentecostes” como também é conhecida entre os fiéis, celebra-se a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, após cinquenta dias da celebração a Páscoa.

De acordo com Pe. Nilo Luza, ssp, a reflexão desta liturgia recorda o cenário em que os discípulos de Jesus estão trancados por medo dos judeus. Após a saudação do ressuscitado que se faz presente entre os seus escolhidos, Jesus sopra sobre os eles o dom do Espírito Santo, o qual os habilita a continuar a missão do Mestre. Ainda, segundo Pe. Nilo, o sopro do Espírito recorda a ação do Deus criador e renovador de todas as coisas. Além disso, os discípulos receberam a missão de perdoar os pecadores e incluir os excluídos.

“A festa de Pentecostes lembra, de modo especial, o dom do Espírito Santo, sopro renovador. O Espírito impulsionou a missão de Jesus e é o fundamento indispensável da comunidade dos seus discípulos missionários. É força criadora e renovadora de todas as coisas. Sempre vivo em nosso íntimo, é a comunicação que o próprio Deus estabelece conosco. Sem ele, a Igreja e cada seguidor do Mestre não teriam o vigor que os impele à busca de novos horizontes”, afirma Pe. Nilo.

Na Solenidade de Pentecostes, dia em que conclui-se a o tempo da Páscoa, toda a Igreja é convidada a renovar os dons do Espírito Santo recebidos no sacramento do batismo e da Crisma, cada cristão é chamado a ser anunciar do Reino de Deus, assim como os apóstolos e seguidores de Jesus Cristo.

Para celebrar a data, a PAULUS Editora apresenta alguns títulos que direcionam para o aprendizado mais profundo sobre a ação do Espírito Santo Paráclito – Terceira pessoa da Santíssima Trindade, advogado, intercessor e consolador. Trata-se de títulos que catequizam, ajudam a meditar, rezar e revelam a força e o amor de Deus que se manifestam pela ação do Espírito Santo no meio do povo, por meio dos diversos dons e carismas.  Confira!

Os sacramentos e os dons do Espírito Santo

 

 

O livro “Os Sacramentos e os Dons do Espírito Santo”, publicado pela PAULUS Editora, reúne as catequeses do Papa Francisco com o objetivo de tornar mais acessível ao público os principais ensinamentos do sumo pontífice a respeito dos sete sacramentos da Igreja Católica e os sete dons do Espirito Santo concedidos a todos os cristãos e anunciadores da Palavra de Deus. Esta obra é parte da coleção “Catequeses do Papa Francisco”.  Saiba mais.

 

 

O Espírito Santo em nossas vidas – Caminho à santidade no impulso do Espírito

 

 

Parte da coleção “Caminhos do Espírito”, o livro “O Espírito Santo em nossa vida” nasceu após os vários pedidos que o autor Salvador Carrilo Alday recebia para escrever algo como os princípios fundamentais de espiritualidade. Este livro fala do dinamismo da vida espiritual a partir do chamado à santidade que é impulsionado pelo Espírito Santo. Segundo o autor, é o Espírito Santo que faz do cristão uma nova criatura e, graças a ele, é possível encontrar a liberdade de ser um filho de Deus. Saiba mais.

 

Novena de Pentecostes – 2022

 

A “Novena de Pentecostes – 2022” apresenta reflexões para celebrar a Festa de Pentecostes. Esta edição lembra que o Espírito Santo sempre esteve presente na vida de Jesus, de modo especial, nos momentos de alegria, de tentações; nas curas e milagres que Jesus realizava e nos importantes eventos da paixão, morte e ressurreição do Senhor.  O conteúdo ressalta que Jesus prometeu a vinda do Espírito Santo, promessa que se realizou no dia da Páscoa e em Pentecostes. É esse grande mistério da fé cristã que a Novena de Pentecostes propõe-se a rezar e meditar. Disponível na versão digital. Saiba mais.

 

Os sete dons do Espírito Santo

 

 

Escrever algo simples e, ao mesmo tempo, de conteúdo sobre os sete dons do Espírito Santo é uma tarefa delicada e exigiu oração, reflexão e pesquisa. Ao longo da história, nem sempre esses dons foram interpretados conforme o sentido original, isto é, como aparecem na Bíblia. Aí reside o esforço do autor: devolver os sete dons às suas origens, para que o leitor possa beber na fonte. Saiba mais.

 

 

 

Novena do Espírito Santo – A cura do coração

 

Elaborada para rezar a qualquer momento do ano, a “Novena do Espírito Santo – a cura do coração”, dos autores Haroldo J. Rahm  e  Maria J. R. Lamengo dedica atenção especial à ação do Espírito Santo em cada pessoa. Tal ação é um diálogo de escuta e de resposta, que introduzirá o fiel em uma vida trinitária. Este pequeno livreto traz reflexões e orações para cada dia da novena do Espírito Santo. Saiba mais.

 

 

CD – Ó vinde, Espírito criador: cantos para a novena de Pentecostes

 

O CD “Ó Vinde, Espírito Criador – Cantos para a Novena de Pentecostes” é uma coletânea com 14 faixas, que apresenta canções de grandes nomes da música católica como Ir. Míria Kolling, Reginaldo Veloso, Frei Fabretti, Frei Joel Postma, entre outros. Saiba mais.