
Nesta quarta-feira, 17, a PAULUS Editora foi contemplada com o Selo Cátedra 10, concedido pela Cátedra UNESCO de Leitura da PUC-Rio. A obra selecionada foi Contos e Lendas da América Latina, de Alexandre Carvalho, com ilustrações de Veruschka Guerra, na categoria Seleção.
O Selo Cátedra 10 reconhece obras que se destacam pelo valor literário, estético e editorial, considerando diferentes temas e gêneros, sem restrição por categorias ou faixas etárias. A avaliação dedica atenção especial à qualidade artística do diálogo entre texto e imagem, aspecto fundamental para o livro infantil e juvenil enquanto instrumento de arte-educação e formação leitora.
Destacar a história da América Latina, sua diversidade cultural e suas narrativas tradicionais é o principal objetivo do livro Contos e Lendas da América Latina. Publicada pela PAULUS Editora, a obra foi organizada por Alexandre Carvalho e ilustrada por Veruschka Guerra.
O livro reúne mais de 40 contos inspirados no folclore dos países latino-americanos, apresentando um recorte linguístico e cultural que contempla nações do México, América do Norte, América Central e América do Sul.
Rico em cores e ilustrações expressivas, o título traz histórias como O Curuxu e Irupê, O Jaburu e o Filho do Sol, A Tartaruga Ardilosa, O Amazonas e a Amazônia, entre muitas outras narrativas tradicionais que atravessam gerações.
Com grande riqueza literária, as histórias envolvem o leitor e despertam a curiosidade para conhecer e compreender melhor esse território marcado, sobretudo, pela presença e sabedoria dos povos indígenas, reforçando a importância da oralidade, da memória e da identidade cultural latino-americana.
Relembre o PAULUSCast sobre o livro Contos e Lendas da América Latina
O Selo Cátedra 10, concedido pela Cátedra UNESCO de Leitura da PUC-Rio, reconhece e valoriza obras literárias de excelência que contribuem para a formação de leitores, o desenvolvimento educacional e o fortalecimento da cultura escrita e visual.
A premiação reafirma o compromisso com livros que ampliam o acesso à leitura, estimulam o pensamento crítico e promovem o diálogo entre literatura, educação e sociedade.