PAULUS Editora promove a 6º edição do Simpósio de Catequese | Paulus Editora

Notícias

25/05/2022

PAULUS Editora promove a 6º edição do Simpósio de Catequese

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Vem aí o 6º Simpósio de Catequese dedicado à formação de catequistas. O evento recebe inscrições até o dia 24 de julho.

Comprometida com a evangelização, transformação social e formação dos catequistas, a PAULUS Editora promove gratuitamente a 6ª edição do Simpósio PAULUS de Catequese. Esperado por muitos catequistas de diferentes regiões do país, para este ano o evento, trará o tema “Catequese, Mistagogia e Pedagogia”.

O encontro — que será promovido de forma presencial e online — acontecerá no dia 30 de julho, das 9h às 13h, no espaço da Faculdade PAULUS de Comunicação (FAPCOM), localizada no bairro da Vila Mariana, em São Paulo (SP).

Nas edições do “Simpósio de Catequese” promovido anualmente pela PAULUS, a editora segue o propósito de impactar os catequistas e participantes com reflexões sólidas para a evangelização de crianças, jovens e adultos, e também oferece aos envolvidos a oportunidade de aprender e compreender o que a Igreja espera para o cenário atual. Neste ano, o objetivo concentra-se em pensar a catequese de acordo com o magistério do Papa Francisco que pede aos evangelizadores e cristãos em geral uma Igreja em saída.

De acordo com os organizadores, a programação especial será dividida em dois momentos: no período da manhã, após a abertura oficial do evento, será realizada uma palestra com o Pe. Jordélio Siles Ledo, css, mestre e doutor em Teologia e superior provincial da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo – Província Santa Cruz. Na ocasião, o sacerdote discutirá o tema “Itinerário Catequético conforme as idades”. Na sequência, Pe. Eduardo Calandro, doutor em Teologia e mestre em Psicologia, convida os participantes a refletirem sobre a “Catequese conforme as idades”.

No segundo momento, o evento oferece aos participantes cinco oficinas com temáticas próprias e pertinentes à Pastoral Catequética. Na primeira oficina, o tema “Psicologia na Catequese” será mediado por Tânia Pulier – teóloga, assessora em Espiritualidade e Psicoterapeuta junguiana especializada em Psicossomática.

Na segunda oficina, o diálogo será sobre a “Iniciação à Vida Cristã e Pedagogia Catecumenal”, formação que será conduzida por Pe. Paulo Gil – especialista em Psicopedagogia e Terapia Familiar Sistêmica, graduado em Teologia, Filosofia e Pedagogia.

Já na terceira oficina, os participantes poderão aprender sobre a utilização da “Musica na Catequese”, visando formas de aplicar este recurso em sintonia com a evangelização. A oficina será conduzida por Pe. Deivid Rodrigo Tavares, religioso da Congregação dos Padres e Irmãos Paulinos, mestre em Teologia, autor e compositor.

Na quarta oficina, o psicólogo e especialista em jogos cooperativos Rogério Bellini trará o tema “Recursos metodológicos para contação de histórias bíblicas na catequese infantil”. Nesta oficina, Bellini une sua experiência como catequista, escritor, compositor e contador de histórias para mostrar a importância e a utilidade das histórias bíblicas contadas na catequese infantil para o desenvolvimento educativo da criança na fé.

Na quinta e última oficina, Pe. Jordélio Siles Ledo e Pe. Eduardo Calandro apresentam o tema: “Psicopedagogia Catequética: Reflexões e vivências para uma catequese inclusiva”. Este encontro tem por objetivo auxiliar os catequistas no despertar de uma sensibilidade quanto aos temas da inclusão, da catequese inclusiva e da pessoa com deficiência, bem como apontar caminhos de inclusão na vivência da fé cristã e da experiência em comunidade.

Para os interessados, esta edição do “Simpósio PAULUS de Catequese” poderá ser acompanhada de forma presencial ou através do Youtube da PAULUS Editora, o link será encaminhado após a inscrição. Para se inscrever, acesse: https://eventos.paulus.com.br/339/evento. Após a conclusão do evento, haverá a emissão de certificado, conforme assinatura da lista de presença (presencial e on-line).

Serviço:
Evento: 6º Simpósio PAULUS de Catequese
Data: 30 de julho de 2022
Horário: das 9h às 13h
Local: FAPCOM (Faculdade PAULUS de Comunicação – Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana, São Paulo (SP)
Inscrições somente pelo site: https://eventos.paulus.com.br/339/evento
Para mais Informações: Tel.: (11) 5087-3630 / [email protected]