PAULUS Editora marca presença no 1º Congresso Catequistas Brasil | Paulus Editora

Notícias

06/02/2019

PAULUS Editora marca presença no 1º Congresso Catequistas Brasil

Por Imprensa

A editora leva ao evento palestras, oficinas, lançamentos e especialistas da área catequética.

Entre os dias 8 e 10 de fevereiro, a PAULUS Editora participa, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, do Congresso Catequistas Brasil, maior evento de catequistas do país, realizado pela revista Paróquia. O encontro deverá reunir aproximadamente 2 mil pessoas presencialmente e outras 5 mil em transmissões ao vivo pela internet. O evento tem o objetivo de contribuir para a missão de evangelização e congregar catequistas de todas as regiões.

Para auxiliar na ação evangelizadora da catequese e nos trabalhos realizados por milhares de catequistas, a PAULUS promove uma série de oficinas e palestras com os autores da casa e apresenta as principais coleções de catequese publicadas pela editora. Além das atividades programadas, a editora estará presente no Congresso no estande número 12.

As palestras ocorrerão entre os dias 8 e 9 de fevereiro, no espaço Grande Plenária e nos auditórios do subsolo da Basílica. Dando início à participação da PAULUS no evento, na sexta-feira (8), às 17h30, o Pe. Vanildo de Paiva aborda o tema “Catequese e liturgia em perspectiva mistagógica”. O encontro propõe o resgate da unidade entre liturgia e catequese, que se perdeu ao longo dos séculos. Desde o Concílio Vaticano II, a ideia é reunificar a liturgia e a catequese como duas faces do mesmo Mistério.

No sábado (9), às 8h30, Pe. Humberto Robson de Carvalho reflete sobre a espiritualidade do catequista. Segundo ele, a espiritualidade é a busca do mover do Espírito Santo. Assim, os(as) catequistas são, por excelência, aqueles que cultivam a busca pelo Sagrado nas pessoas e na sociedade. Uma das questões abordadas será como se dá a espiritualidade do catequista. O palestrante ressalta que para o aprofundamento na vida espiritual a Igreja dispõe de um acervo valioso de recursos e legado da tradição cristã. Pe. Humberto aprofunda essas e outras questões no encontro.

Na sequência, às 10h, Pe. Vanildo de Paiva ministra a palestra “Desafios da catequese iniciática com adultos”, ressaltando a importância da catequese com adultos, tida como a catequese da comunidade cristã primitiva. Entre os desafios, a proposta é a renovação do catecumenato como era no início, com enfoque para a desinfantilização do que, atualmente, se imagina ser a catequese e segundo a possibilidade de se estabelecer um campo para o catecumenato.

Além das palestras, ainda no sábado a PAULUS promove diversas oficinas para o encontro dos catequisas. A partir das 8h30, Marlene Silva, catequista há mais de 50 anos e mestre em Catequética, conduz o curso “Iniciação com adultos, de inspiração catecumenal”. O conteúdo pretende favorecer a compreensão da catequese com adultos, dentro do processo de iniciação à vida cristã, como a principal forma de catequese (cf. CT, n. 43), de modo especial no contexto atual, à luz da qual os demais itinerários devem ser organizados.

Outro destaque na oficina será a apresentação da coleção Viver em Cristo: iniciação cristã com adultos, de inspiração catecumenal, organizada pela Arquidiocese de Pouso Alegre e publicada pela PAULUS Editora.

Já às 10h, Deivid Tavares, ssp aborda o tema “O canto e a música litúrgica na catequese”. Para Deivid, o canto é parte integrante da vida das pessoas, de suas atividades e de suas relações. Por isso, a oficina pretende propor aos participantes a descoberta de elementos importantes no canto e na música voltados para a catequese, entre eles o que cantar (ritmos, melodias), de que maneira cantar (gestos, expressões, danças) e o canto em seu espaço adequado isto é, na mistagogia, na espiritualidade e liturgia.

Em seguida, com o tópico “Catequese de Iniciação Cristã”, às 11h30, o professor Altierez Sebastião dos Santos propõe aos participantes “fazer a experiência” do encontro com Deus. Para ele, em tempos de informação facilitada como o atual momento da sociedade, há cada vez mais dificuldade de levar as pessoas a realizar esse encontro com o sagrado.

Altierez afirma que a catequese deve se aprofundar em todos os elementos iniciativos, como o aprofundamento na Sagrada Escritura, na Sagrada Tradição e no Sagrado Magistério, além do domínio do campo simbólico e ritual.  Nesta oficina, ele trata de cada um destes temas, procurando oferecer aos participantes pistas para um maior aprofundamento.

No período da tarde, às 14h30, Pe. Ramires Henrique de Andrade aborda o tema “Catequese e Bíblia”. De acordo com o palestrante, o objetivo da oficina é conhecer algumas chaves de leitura que ajudarão a fazer uma correta interpretação dos textos a partir dos principais métodos de estudo da Bíblia.

Para Ramires, o estudo, a leitura e a aplicação da Palavra de Deus continuam sendo um desafio para quem busca nessa fonte Sagrada a inspiração para enfrentar os desafios do cotidiano. Interpretar os textos bíblicos com o desejo de compreender ao máximo o que seus autores desejaram transmitir supõe estudo, responsabilidade e dedicação.

Concluindo a série de oficinas, às 16h, o palestrante Rogério Bellini, coordenador da equipe de formadores da arquidiocese de Sorocaba, traz o tema “Dinâmicas na Catequese”. Segundo o idealizador, o objetivo é refletir sobre a aplicação das dinâmicas de grupo, isto é, quando essa ferramenta pode ser utilizada no encontro catequético, qual o papel do catequista na sua aplicação e o ciclo de aprendizagem vivencial. Para Rogério, não se trata somente de fazer um “jogo pelo jogo”; é preciso estar atento à interação que se dá entre as pessoas na aplicação dos jogos. O encontro pretende explorar a leitura de grupo, dinâmicas de apresentação, memorização, aprofundamento, avaliação, entre outros.

A PAULUS, comprometida com a missão evangelizadora da Igreja no Brasil, também contribui com a iniciação à vida cristã por meio de materiais especializados para os catequizandos e publicações que oferecem formação completa para os catequistas, nas áreas de formação bíblica, metodológica, litúrgica, pedagógica, entre outras, sempre orientadas pelo Magistério. Entre as publicações está a revista ECOANDO Formação Interativa com Catequistas, agora totalmente reformulada para, de forma atraente, em linguagem acessível e estilo visual moderno, promover conteúdos catequéticos e formativos, buscando colaborar para o melhor desempenho das atividades de iniciação à vida cristã das comunidades e paróquias.

O catequista que passar pelo evento Catequistas Brasil poderá conhecer um pouco mais da revista ECOANDO e dos principais lançamentos da PAULUS, em uma programação elaborada exclusivamente para os catequistas.

 

Confira a programação: Palestra – Plenária

 08/02 (sexta-feira), às 17h30

Palestrante: Pe. Vanildo de Paiva

Tema: Catequese e Liturgia em Perspectiva Mistagógica

Auditórios Simultâneos  

 09/02 (sábado), às 08h30

Palestrante: Pe. Humberto Robson de Carvalho

Tema: Espiritualidade do Catequista

 09/02 (sábado), às 10h00

Palestrante: Pe. Vanildo

Tema: Desafios da Catequese iniciática com adultos

 

Oficinas       

 09/02 (sábado), às 8h30

Palestrante: Marlene da Silva

Tema: Iniciação Cristã com Adultos, de Inspiração Catecumenal

 09/02 (sábado), às 10h00           

Palestrante: Deivid Tavares, ssp.

Tema: O canto e a Música Litúrgica na Catequese

 09/02 (sábado), às 11h30

Palestrante: Prof. Altierez Sebastião dos Santos

Tema: Catequese na Iniciação Cristã

 09/02 (sábado), às 14h30           

Palestrante: Pe. Ramires Henrique de Andrade

Tema:Catequese e a Bíblia

 09/02 (sábado), às 16h

Palestrante: Rogério Bellini

Tema: Dinâmicas na Catequese