No último sábado, dia 30 de novembro, aconteceu o lançamento do livro Memórias de Jette e Léon Bonaventure — pioneiros da Psicologia Junguiana no Brasil. O evento, realizado na Faculdade PAULUS de Comunicação (FAPCOM), na Vila Mariana, reuniu os organizadores do título, familiares, amigos e admiradores do casal homenageado.
Ao longo do lançamento, os organizadores Franklin Chang, Patricia Hadlich, Silvana Parisi, Paula Perrone e Maria Elci Spaccaquerche compartilharam suas experiências e o legado dos pioneiros da psicologia junguiana no país.
Em sua fala, a coordenadora da coleção Amor e Psique, Dra. Maria Elci Spaccaquerche, manifestou sua alegria em lançar a obra e celebrar a vida de Léon e Jette, realçando sua importância para a história da metodologia terapêutica.
LEGADO
Representando a PAULUS Editora, o diretor editorial, Padre Jakson Ferreira de Alencar, ssp, recordou quando conheceu a coleção Amor e Psique, ainda durante o processo formativo de seu ministério.
Padre Jakson também mencionou que, embora não tenha conhecido Léon Bonaventure pessoalmente, o considera uma referência na história da psicologia junguiana, graças à sua dedicação em propagar a metodologia no Brasil. Ele ressaltou que “conhecemos as árvores pelos frutos” e que a presença de tantas pessoas neste lançamento personifica o legado deixado por Léon para todo o país.
MISSÕES COMPLEMENTARES
Quem conheceu e conviveu com Léon foi o Padre Paulo Sérgio Bazaglia, ssp. Responsável por abrir a série de memórias, o sacerdote paulino falou sobre a característica de companheirismo do homenageado, que, segundo ele, estava sempre comprometido com a humanização das pessoas, uma missão compartilhada tanto pela psicologia quanto pelo sacerdócio.
SOBRE A OBRA
Publicado pela PAULUS Editora, a obra Memórias de Jette e Léon Bonaventure – Pioneiros da Psicologia Junguiana no Brasil é uma homenagem ao casal. Organizado por Franklin Chang, Patricia Alcovér Hadlich, Silvana Parisi, Paula Perrone e Maria Elci Spaccaquerche, o título reúne uma coletânea de memórias de colegas, em nome de inúmeros pacientes, admiradores e amigos do casal.
Os depoimentos que compõem as narrativas deste livro, mais do que apresentar fatos da vida desses estimados personagens, buscam evocar o espírito que eles cultivaram em torno de si. São imagens e memórias que precisam ser reconstituídas, alimentadas e propagadas como forma de mantê-los sempre presentes.
Além dos depoimentos, o título inclui uma profunda biografia sobre os psicanalistas junguianos e resenhas sobre a trajetória dos profissionais.
JETTE E LÉON BONAVENTURE
Léon e Jette Bonaventure foram um casal pioneiro da psicologia analítica no Brasil. Ao chegarem ao país, em 1967, apenas duas pessoas tinham conhecimento da psicologia analítica: a Dra. Nise da Silveira, que trabalhava no Hospital Pedro II, no Engenho de Dentro (Rio de Janeiro – RJ), e o Dr. Pethö Sándor, que, em meados dos anos 1950, já havia instalado sua clínica na Rua Augusta, em São Paulo – SP, e, nos anos 1970, passou a lecionar no Instituto Sedes Sapientiae, onde permaneceu até seu falecimento.
Assim que dominaram a língua portuguesa, ambos iniciaram a prática clínica em terapia junguiana.
Léon trouxe para a PAULUS Editora a proposta de uma coleção de livros voltados para a psicologia analítica, criando a coleção Amor e Psique. Mais de cem títulos já foram traduzidos para o português, demonstrando o sucesso desse projeto.