Evento reúne especialistas da psicologia junguiana e grande público em São Paulo (SP), para celebrar os 40 anos de trajetória da coleção “Amor e Psique”.
No último sábado (11), a PAULUS Editora, em parceria com a Faculdade PAULUS de Comunicação (Fapcom), promoveu o Encontro de Psicologia Junguiana. O evento que ocorreu no auditório Tiago Alberione no espaço da Fapcom, na Vila Mariana em São Paulo — SP, celebrou os 40 anos de história da coleção “Amor e psique”, coletânea bastante renomada na área da psicologia e que integra o amplo catálogo da Editora.
Na ocasião, o encontro teve a participação da coordenadora da coleção e anfitriã do evento, dra. Maria Elci Spaccaquerche, os assessores editoriais da PAULUS, Pedro Luiz Amorim e Dílvia Ludvichak, os diretores editoriais que acompanharam a construção da coleção, representados pelo atual diretor editorial da instituição, Padre Jakson Alencar e os padres Paulinos Paulo Bazaglia e Zolferino Tonon, que também marcaram presença na festividade.
Além dos convidados, cerca de setenta participantes fizeram questão de prestigiar a história da coleção “Amor e Psique”, junto com seus principais autores, tradutores e todos que desempenharam trabalhos importantes para manter viva a coleção e suas contribuições no campo da psicologia junguiana. Entre as os nomes que marcaram esta coleção e incentivaram a trajetória das traduções, foram lembrados Padre Ivo Storniolo (1944-2008) e o casal Léon Bonaventure (1934-2021) e Jette Bonaventure (1938-2018), pioneiros da psicologia analítica junguiana no Brasil.
Na abertura do evento, Padre Jackson Alencar, ssp, saudou todos os presentes e fez memória dos incentivadores da coleção. “Comemorar 40 anos da coleção é uma grande satisfação para a PAULUS e todos envolvidos, uma iniciativa de profundidade, reconhecimento e sucesso que merece louvor”, relatou.
Em seguida, Padre Paulo Bazaglia, ssp, expressou a alegria de estar presente no evento e, lembrou de sua participação editorial e dos diversos aprendizados após conhecer e trabalhar em prol da coleção e seus organizadores. “Esta comemoração é muito importante para mim, prova a resistência e compromisso da PAULUS que acreditou e continua acreditando na coleção Amor e Psique”, ressaltou. O religioso também agradeceu por todo trabalho de insistência e zelo de todos os profissionais envolvidos na construção desta coleção.
Na sequência, a palestra de abertura convidou todos os presentes a dialogar sobre o novo título da coleção “Amor e Psique” — “Mito Cosmogônico Tupinambá — À luz da Psicologia Analítica Junguiana”, reflexão que foi mediada pelo Prof. Inácio Cunha, PhD. Durante a palestra, o analista junguiano destacou os pontos significativos da publicação e as motivações que o levaram a escrever a obra. No presente livro, o autor revisita o material produzido a partir do início do século XVI acerca do grupo indígena Tupinambá, sob a ótica da psicologia analítica junguiana, com o objetivo de extrair o sentido simbólico da construção da mitologia e cosmogonia do povo indígena em questão. “Parabenizo a Editora PAULUS, com certeza a existência dessa coleção é algo fundamental para a psicologia junguiana em terras brasileiras”, afirmou.
Em seguida, a primeira mesa, formada pela coordenadora Maria Elci e Franklin Chang, abordou a biografia de Léon Bonaventure e trouxe um breve histórico da coleção “Amor e Psique”. A coordenadora apresentou ao público a história da coleção que teve início no ano de 1982, relembrando os primeiros contatos do Dr. Léon Bonaventure com a PAULUS Editora. Entre os destaques, a especialista resgatou o primeiro projeto gráfico, os títulos já publicados pela PAULUS que somam o total de 110 livros lançados, com escritos de 58 autores estrangeiros e 11 nacionais com 49 tradutores envolvidos.
Na segunda mesa, Maria Elci destacou as contribuições dos autores e tradutores dos títulos da coleção, além dos convidados representantes de instituições que estavam presentes. Os participantes da mesa relataram suas experiências e participação nos trabalhos editoriais.
Nesta comemoração, vale destacar os ensinamentos que Léon Bonaventure, um dos pioneiros da psicologia analítica junguiana no Brasil e idealizador da coleção Amor e psique: “A finalidade da coletânea é restituir a alma a si mesma e ‘ver aparecer uma geração de sacerdotes capazes de entenderem novamente a linguagem da alma’, como C. G. Jung o desejava”, afirmou.
Com o apoio dos colaboradores da PAULUS Livraria da Vila Mariana, no final do encontro foram lançadas as obras “Mito Cosmogônico Tupinambá — À luz da Psicologia Analítica Junguiana”, escrita por Inácio Cunha e “Histórias da vida e a vida nas estórias — Contos de encantamento”, de Maria Elci Spaccaquerche.
Para a especialista em Neuropsicologia Lúcia Maria Gonzales Barbosa, a coleção “Amor e Psique” é de suma importância para divulgação da psicologia analítica de Jung no Brasil e, sobretudo, por ser uma vertente que privilegia os autores brasileiros.
“Temos que prestigiar eventos como este e celebrar os avanços da coleção que abre espaço para autores nacionais. A psicologia analítica se encontra dentro de uma vertente humanística, positivista e objetiva. Todas as vertentes da psicologia preocupam-se com o ser humano, inclusive, a psicologia junguiana. Acompanho a coleção desde o início, percebo todo o esforço e trabalhos que resultam na plena qualidade dos textos e conteúdos. Graças a todo esse esforço e iniciativa, já temos uma psicologia brasileira muito forte dentro na área, o que auxilia na construção do conhecimento. Agradeço à PAULUS Editora pela oportunidade”, afirma.
“O evento foi oportuno para conhecer e aprofundar os estudos na área da psicologia junguiana e para conhecer melhor o livro do Prof. Inácio Cunha, grande profissional da psicanálise junguiana”, afirma o psiquiatra Vinícius Boaventura.
“Hoje, orgulha-nos ter uma coleção que tem mais de cem títulos publicados, de diferentes autores junguianos, sempre com o objetivo de alimentar a alma de pessoas das mais diversas áreas de interesse e conhecimento, dentro da psicologia analítica”, ressalta Maria Elci.
Por meio da qualidade dos conteúdos e do empenho da coordenação, dos autores e tradutores, a coleção “Amor e psique” contribui significativamente com o campo da formação humana. As publicações estão organizadas em treze temas distintos: Sonhos; Psicologia e Religião; Contos de Fada e Histórias Mitológicas; Psicoterapia, imagens e técnicas psicoterápicas; Sombra; O arquétipo do Puer; Maturidade e envelhecimento; O feminino; O masculino; Relacionamentos e Parcerias; O autoconhecimento e a dimensão social; O corpo e a dimensão Fisiopsíquica; Entrevistas e Biografia.