PAULUS e ITESP promovem evento teológico sobre René Latourelle | Paulus Editora

Notícias

18/06/2025

PAULUS e ITESP promovem evento teológico sobre René Latourelle

Por Imprensa

A PAULUS Editora, em parceria com o Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP), promoveu na manhã desta terça-feira, 18, um evento dedicado à reedição da obra Teologia da Revelação, obra clássica de René Latourelle. A atividade aconteceu nas dependências da faculdade ITESP e contou com a participação de alunos e professores.

O evento foi organizado pelo seminarista paulino, Ronaldo Pereira, e teve como palestrantes os professores Dr. Pe. Edevilson Godoy e Dr. Pe. Paulo Sérgio Carrara. Ambos aprofundaram os temas centrais da obra de Latourelle, cuja teologia, fortemente influenciada pelo Concílio Vaticano II, propõe uma abordagem viva e atual sobre a revelação de Deus e a tradição da Igreja.

LEIA TAMBÉM

Para a festa de Corpus Christi, compreenda a Eucaristia com obras da PAULUS Editora

A proposta do encontro foi valorizar a nova edição do livro e oferecer aos estudantes e estudiosos da teologia uma leitura mais clara e inspiradora sobre os fundamentos da fé cristã. Segundo os organizadores, a iniciativa busca também reforçar a importância de obras clássicas no aprofundamento acadêmico e espiritual da comunidade teológica.

As reações dos participantes foram amplamente positivas. Alunos e professores destacaram a relevância do tema e a profundidade das explanações.

Sobre a obra

Clique aqui e conheça

Teologia da revelação é a obra mais importante do influente teólogo canadense René Latourelle. Publicada pela primeira vez em 1963, teve uma segunda edição em 1966, revista e ampliada à luz da constituição dogmática Dei Verbum. A obra teve dezenas de edições e foi traduzida para diversas línguas. Foi reconhecida como um marco no estudo da teologia fundamental por muitos anos, apresentando uma compreensão inovadora da revelação divina. A principal contribuição de Latourelle consistiu em partir das fontes bíblicas para fundamentar o estudo da revelação. Essa foi uma novidade importante para a época, mas também um aspecto distintivo da argumentação teológica de Latourelle. Outra contribuição importante do autor foi afastar-se de uma noção extrínseca de revelação, típica da apologética, em favor de uma concepção de revelação como autocomunicação e autorrevelação de Deus, recuperando-se, assim, a centralidade de Cristo e a proeminência da história e da linguagem, dimensões refletidas na Dei Verbum e centrais para o estudo de uma teologia da revelação hoje.