PAULUS desenvolve projetos para entidades de Assistência Social em todo o Brasil | Paulus Editora

Notícias

15/05/2017

PAULUS desenvolve projetos para entidades de Assistência Social em todo o Brasil

Por Imprensa

Criado em 2011, o Núcleo PAULUS de Formação, Pesquisa e Disseminação Social tem como objetivo construir coletivamente alternativas para atender as principais demandas da Política de Assistência Social no Brasil. Este programa de Assessoramento visa ao investimento no ser humano, realizando o aperfeiçoamento profissional, a formação, promoção, produção e disseminação de conhecimento.

A ação, realizada em parceria com outras grandes organizações da Assistência Social, consolida a PAULUS como entidade de Assessoramento e gera oportunidades para crianças, adolescentes, familiares, educadores e multiplicadores sociais nas cinco regiões do país.

Além de oferecer formações para lideranças e trabalhadores da Assistência Social, o Núcleo PAULUS de Formação, Pesquisa e Disseminação Social busca fortalecer os movimentos sociais e organizações atuantes neste segmento. Para isso, é composto de quatro eixos: Programa Direito e Cidadania, Projeto Gestão do Cotidiano, Projeto Publicação e Impressão e o Curso de Extensão Comunitária.

Programa Direito e Cidadania

Destinado a crianças e jovens atendidos pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o Programa busca fortalecer a relação dos membros familiares. A ideia é reaproximar e melhorar o relacionamento familiar, já que a família é a unidade principal da Assistência Social.

Formação do Programa Direito e Cidadania em Natal (RN)

O Programa propõe ações de vínculo social a partir da utilização de textos criados exclusivamente para essa ação. O objetivo é levar o orientador social atuante nos SCFV a elaborar atividades focadas no fortalecimento dos vínculos familiares e da convivência, agindo como um mediador na relação entre o jovem, sua família e a comunidade.

Em 2016 o Programa atendeu mais de 400 profissionais da Assistência Social em 14 formações. Mais de 70.000 crianças receberam o kit de publicações de apoio ao trabalho nos Serviços de Convivência.

Curso de Extensão Comunitária

Neste eixo o trabalho é desenvolvido com o foco na capacitação de líderes e usuários dos serviços, programas e projetos da rede socioassistencial. O objetivo é utilizar o conhecimento técnico para aprimorar os campos que englobam a Assistência Social. Além disso, o Curso de Extensão Comunitária busca fornecer conteúdo teórico para enriquecer o debate sobre os direitos sociais no país.

Curso de Extensão Comunitária com o tema: Imersão em Gestão de Entidades Sociais com foco na Lei Nº 13.019, realizado na FAPCOM

No ano de 2016 foram realizados oito cursos de extensão, atendendo cerca de 260 profissionais e líderes comunitários. Entre os cursos oferecidos pela PAULUS estão Gestão Territorial, Tecnologia e Comunicação Social, Acolhimento em Famílias Acolhedoras e Protagonismo de Usuários.

Projeto Gestão do Cotidiano

Este Projeto tem como objetivo oferecer preparo técnico e operacional às entidades de Assistência Social parceiras. Esta ação envolve a estrutura administrativa interna, avaliação e planejamento, monitoramento de resultados, inserção na rede, organização de documentos, legalização e prestação de contas oficias, elaboração de relatórios e sistematização de ações.

Projeto Gestão do Cotidiano: Elaboração de projetos sociais em Indaiatuba.

O objetivo principal é qualificar as entidades para que possam atender de forma legal e organizada os usuários que frequentam os espaços disponibilizados para as ações que envolvem a sociedade.

Projeto Publicação e Impressão

Com o objetivo de levar o acesso à informação aos menos favorecidos, o Projeto Publicação e Impressão imprime de forma gratuita diversos materiais de interesse público e publicações institucionais. O trabalho, desenvolvido em parceria com o governo e entidades sem fins lucrativos, atende o público do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

O Projeto busca contribuir na divulgação dos serviços socioassistenciais, além da promoção de campanhas de acesso e garantia de direitos. Todos os documentos disponibilizados são de interesse público, com validade e origem asseguradas por instituições ligadas à Política de Assistência Social.

No último ano, o Projeto Publicação e Impressão atendeu diretamente sete instituições governamentais e não governamentais, com cerca de 150 mil exemplares impressos e distribuídos gratuitamente.