PAULUS celebra com alegria a entronização da imagem do Beato Tiago Alberione na central administrativa em São Paulo (SP) | Paulus Editora

Notícias

01/12/2023

PAULUS celebra com alegria a entronização da imagem do Beato Tiago Alberione na central administrativa em São Paulo (SP)

Por Imprensa

“O nosso apostolado não visa apenas o progresso de cada alma, individualmente, mas, sobretudo criar uma mentalidade nova na sociedade, o que quer dizer dar-lhe uma nova imagem, um novo rumo”. Beato Tiago Alberione 

Nesta quinta-feira (30), a Pia Sociedade de São Paulo (PAULUS) celebrou com alegria e entusiasmo a entronização da imagem do Beato Tiago Alberione no hall de entrada da central administrativa em São Paulo (SP). Na ocasião, também foram celebrados os aniversariantes do mês de novembro que fazem parte do quadro de colaboradores da PAULUS.  

Este momento tão importante para a instituição reuniu diversos colaboradores dos setores que atuam na central administrativa da PAULUS, junto à participação de seminaristas, clérigos, Padres e Irmãos Paulinos que estiveram presentes para prestigiar este momento histórico.

Na abertura do evento, o Provincial da Congregação Padre Claudiano Avelino dos Santos deu as boas-vindas a todos os colaboradores e confrades. O provincial salientou a importância desse gesto significativo para a PAULUS, não apenas como uma empresa que gera lucros, mas como instituição que segue os passos de seu fundador e leva adiante a missão de difundir o Evangelho de Jesus Cristo pela boa imprensa e ao maior número de pessoas possível.

“É com muita alegria que nos reunimos na central administrativa para inaugurar a imagem do Bem-aventurado Tiago Alberione. Para o homem, cuja imagem que vamos inaugurar, isso é como se fosse uma Igreja, as nossas livrarias, a nossa gráfica, a FAPCOM, a editora, tudo o que temos, todos os trabalhos que realizamos, seja o mais técnico, no departamento de tecnologia da informação, contabilidade, entre outros, de acordo com o nosso fundador e a nossa fé, isso significa um trabalho para Deus”, salientou.

“Para nós, os Paulinos, este lugar aqui é verdadeiramente um templo e nós queremos prestar uma homenagem ao nosso fundador. Acolhemos pessoas de diversos credos, sem problema algum, nós vivemos em paz, mas, por outro lado, nós somos uma editora confessional, nós somos católicos e acreditamos em Jesus Cristo, queremos anunciar o Evangelho, e, isso nós herdamos do padre Alberione”, continuou.

Segundo Padre Claudiano, a entronização da imagem na sede editorial serve para lembrar a todos da missão que é realizada, com o intuito de deixar explícito todo o trabalho idealizado pelo Beato Alberione. “Nossa missão é anunciar a mensagem de Jesus Cristo, a mensagem do Evangelho e da Igreja a todas as pessoas, é o que desejamos”, afirmou padre Claudiano.

Na sequência, o provincial deu início ao momento celebrativo introduzindo-o com o sinal da cruz, marca do cristão, em seguida, realizou um momento penitencial junto aos participantes, fez algumas orações de agradecimento e veneração ao Beato Alberione, e, por fim, foi dada a bênção sobre a imagem, que foi inaugurada e exposta de forma definitiva na entrada da Editora.

Histórico da imagem do Beato Alberione

Conforme divulgação da placa explicativa, a presente imagem apresenta o Beato Tiago Alberione já em idade avançada, simbolizando a sua entrega total à missão que o Senhor lhe confiou.  Segundo os religiosos paulinos, não obstante seus inúmeros sofrimentos, o Beato Tiago Alberione sempre foi um homem integrado e contente com a vida. Em 1962, submetido a um exame da coluna vertebral, descobriram nela escoliose e cifose (curvatura da coluna vertebral com corcova) tão acentuadas a ponto de assustar os radiologistas e ortopedistas, os quais não conseguiam explicar como ele havia suportado dor tão atroz.

Ainda, segundo os médicos explicavam, a dor da escoliose pode variar numa escala que vai de 1 (sem dor) a 10 (dor gravemente incapacitante). No caso do Beato Tiago Alberione, que tinha a coluna em forma de “Z”, segundo os especialistas, a dor se enquadrava no número 9 da escala, ou seja, quase no limite de suas forças físicas. Entretanto, Padre Alberione nunca se lamentou por suas dores, ao contrário, sempre compreendeu o sofrimento como caminho de santificação.

A imagem revela nas mãos de Alberione a Bíblia Sagrada que representa a presença da Palavra de Deus em sua vida, Palavra que o guiou em toda sua missão de anunciar Jesus Cristo Mestre, Caminho, Verdade e Vida. Para os Padres e Irmãos Paulinos, o Beato Tiago Alberione ensinou que no apostolado das edições da Congregação, o livro que se deve difundir é a Bíblia:“Antes de tudo, primeiro de tudo, e sempre”.

Já a câmera filmadora caracterizada na imagem simboliza o empenho do Fundador da Família Paulina em anunciar Jesus Mestre com os meios de comunicação, fato este que teve o reconhecimento em 28 de junho de 1969, pelo Papa São Paulo VI que concedeu ao Beato Tiago Alberione a cruz “Pro Ecclesia et Pontifice”, declarando que ele “deu à Igreja novos instrumentos para se expressar, novos meios para dar força e amplitude ao seu apostolado, nova capacidade e nova consciência da validade e possibilidade de sua missão no mundo moderno e com os meios modernos”.

Por fim, segundo os membros da congregação, o reconhecimento de São Paulo VI expressou o agradecimento de toda a Igreja pela obra de evangelização do Fundador da Família Paulina, que pouco depois seria chamado ao céu, em 26 de novembro de 1971.  Ainda, segundo o texto explicativo, o sacerdote Alberione, homem de Deus, torna-se assim “homem de comunicação”, podendo ser lembrado por suas inúmeras funções em prol do Reino de Deus e difusão da Palavra: tipógrafo, escritor, publicitário, editor, locutor, diretor, ator, mestre, artista.

Além disso, padre Alberione deu início a editoras (San Paolo/Paulus e SAIE), periódicos (23 no total, incluindo Vida Pastoral, fundada em 1913), produtora cinematográfica (San Paolo Film), gravadoras, emissoras de rádio e TV, inúmeras livrarias e outras iniciativas, atualmente presentes em todos os continentes.

Vale destacar junto à imagem do fundador, uma pequena relíquia de primeiro grau, oriunda de Roma, na Itália, onde está exposto o corpo do Beato. Para a Igreja Católica, uma relíquia pode ser compreendida como sendo parte do corpo de um santo ou beato, ou até mesmo vestes, objetos que estiveram ou foram utilizados pelos servos de Deus em vida. Assim, as relíquias lembram aqueles que foram modelos de santidade para os cristãos e , por isso, são preservadas como objetos de veneração.. Pe. Tiago Alberione foi proclamado Beato em 27 de abril de 2003, pelo Papa São João Paulo II.

Esta inauguração foi finalizada com momentos de integração e confraternização entre os colaboradores da Paulus. Agradecemos humildemente ao Beato Padre Alberione por todo o empenho em sua missão frutífera, que hoje é testemunhada por todos que colaboram na missão de anunciar o Cristo Jesus por meio das atividades desenvolvidas pela Pia Sociedade de São Paulo (PAULUS). Louvado seja o bom Deus, pelo empenho do Apóstolo da Comunicação Social  e Fundador da Família Paulina.