Patrística: volume dedicado aos Padres Apostólicos apresenta as Cartas de Barnabé | Paulus Editora

Notícias

10/06/2021

Patrística: volume dedicado aos Padres Apostólicos apresenta as Cartas de Barnabé

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





No dia 11 de junho, a Igreja celebra a memória de São Barnabé, considerado um dos primeiros Padres da Igreja. “José, chamado pelos apóstolos Barnabé, que quer dizer filho da consolação, levita, natural de Chipre, tinha um sítio; vendeu-o e trouxe o dinheiro e o depôs aos pés dos apóstolos”. Assim Barnabé foi apresentado nos Atos dos Apóstolos (At 4, 36-37).

Fontes antigas referem que Barnabé, chamado apóstolo pelos próprios Atos, embora não pertencesse aos Doze, teria sido um dos setenta discípulos de que fala o Evangelho. De qualquer modo, é figura de primeira grandeza na fervorosa comunidade cristã, que floresceu em Jerusalém após o dia de Pentecostes. Barnabé era muito considerado entre os Apóstolos, que o escolheram para a evangelização de Antioquia.

Em Antioquia, percebeu que aquele era terreno preparado para receber a palavra de Deus. Foi a Jerusalém relatar isso e pedir para levar consigo o recém-convertido Saulo. Começou assim a extraordinária dupla. “Pela primeira vez — lê-se nos Atos — os discípulos foram chamados cristãos em Antioquia”.

Para celebrar a data, a PAULUS indica o volume 1 da Coleção Patrística, que  traz os textos mais antigos da literatura cristã, produzidos logo após os escritos do Novo Testamento. Estes textos permitem ao leitor um contato com as primeiras comunidades cristãs, os problemas que as envolviam, os conflitos que as atingiam. São escritos de caráter exclusivamente pastoral, despojados de qualquer especulação filosófica ou científica. São textos que brotam do cuidado pastoral, marcados pelo testemunho da fé mais que pelos argumentos.

Saiba mais.