Patrística é tema de curso na livraria de Juiz de Fora | Paulus Editora

Notícias

21/06/2017

Patrística é tema de curso na livraria de Juiz de Fora

Por Imprensa

No dia 17, teve início em Juiz de Fora (MG) o curso que busca proporcionar um aprofundamento nos estudos sobre a Patrística. Dividido em quatro módulos, o primeiro dia de formação reuniu cerca de 50 pessoas no auditório da PAULUS Livraria e teve como tema “As doenças espirituais a partir dos estudos patrísticos”.

Para tratar do assunto, a livraria convidou Pe. Cássio Barbosa de Castro, mestre em Teologia Patrística e História da Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. De forma clara, ele transmitiu ao público parte de seu conhecimento sobre a Patrística e seus efeitos na atualidade.

A palavra Patrística refere-se aos primeiros teóricos do catolicismo, denominados “Pais da Igreja” ou “Padres da Igreja”. A expressão surgiu no século XVII para definir a filosofia cristã católica produzida entre os séculos II e VII por padres e teólogos responsáveis pela elaboração doutrinal da Igreja.

Entre os filósofos estão alguns papas, como São Clemente de Roma e São Leão Magno; no entanto, grande parte deles era constituída por bispos, como Santo Agostinho e Santo Ambrósio. O título de doutor da Igreja foi atribuído a muitos, por terem transmitido de maneira extraordinária os dogmas e as verdades da fé.

Em meados dos anos 1940, surgiu na Europa um movimento liderado pelos cardeais franceses Henri de Lubac e Jean Daniélou, que procuraram resgatar esses antigos escritores cristãos. O objetivo dessa busca era renovar a liturgia e a tradição da Igreja.

Em visita ao Brasil no ano de 1981, o então Papa João Paulo II aproveitou a oportunidade para dizer que os Santos Padres são os melhores intérpretes da Sagrada Escritura. No Brasil, as obras dos doutores da Igreja pouco foram difundidas. Para preencher essa lacuna, a PAULUS Editora vem oferecendo ao público uma série de títulos da Patrística traduzidos para a língua portuguesa. As obras trazem uma breve biografia do autor e comentários sobre aspectos literários e conteúdo da obra.

O ciclo de estudos na livraria tem mais três encontros. O próximo acontece no dia 22 de julho e vai abordar o tema “As heresias cristológicas no período patrístico”. Mais informações:

PAULUS Livraria de Juiz de Fora/MG

Av. Barão do Rio Branco, 2590 — Centro

Tel.: (32) 3215.2160 / 3211.6367 / WhatsApp: (32) 99165.0006

[email protected]