Para o Dia Mundial do Refugiado, conheça o livro “O quintal de Aladim” | Paulus Editora

Notícias

18/06/2021

Para o Dia Mundial do Refugiado, conheça o livro “O quintal de Aladim”

Por Imprensa

No próximo dia 20 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Refugiado. A data foi instituída de forma oficial em 2001, pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Segundo a ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados, até o final de 2019, 79,5 milhões de pessoas foram obrigadas a deixar seus países, o que significa 1 em cada 97 pessoas. Entre essas pessoas, 26 milhões são refugiadas; 45,7 milhões se deslocaram internamente, dentro do mesmo país e 4,2 milhões são solicitantes de refúgio. Síria e Venezuela são os dois principais países de origem destas pessoas, seguidos por Afeganistão, Sudão do Sul e Mianmar.

Ao instituir este dia, a ONU deseja ampliar o debate do tema, refletindo sobre a importância de políticas de proteção a estas pessoas.

Para auxiliar na reflexão do assunto, a PAULUS sugere a obra “O Quintal de Aladim”, livro infantil de Andréa Avelar, com ilustrações de Simone Matias. A obra conta a história do pequeno Amin, de 11 anos, e sua família, que chegaram ao Brasil de navio, fugindo da guerra na Síria.

De forma sensível, o livro “O quintal de Aladim” traduz aos pequenos leitores os sentimentos experimentados pelo personagem Amin: tristeza, saudade, medo, insegurança, expectativa. No Brasil, ele passa por muitas mudanças: novo idioma, novos amigos, cheiros, sabores. Na história, Amin é acolhido com muito carinho pelos amigos, que têm curiosidade de conhecer o país do novo colega de turma. Valores como amizade, respeito e aceitação social são trabalhados na narrativa.

A obra faz parte da coleção Lendo o mundo e é indicada para todas as crianças e adultos que sonham com um futuro onde todos sejam tratados com respeito e seus direitos sejam legitimados.

Conheça mais sobre a obra aqui.