Palestra reflete sobre a influência dos arquétipos na vida das pessoas | Paulus Editora

Notícias

28/06/2018

Palestra reflete sobre a influência dos arquétipos na vida das pessoas

Por Imprensa

No sábado (23), a livraria de Brasília recebeu cerca de 30 pessoas para participar do curso sobre os arquétipos na mitologia e na religião. O psicólogo Guilherme de S. Labarrere, especialista em psicologia analítica junguiana, conduziu a formação.

A palestra teve como objetivo refletir sobre a influência e mostrar a presença dos arquétipos na vida das pessoas. Os arquétipos são temas presentes em toda parte da história da humanidade. São formas que se manifestam independentemente da cultura ou da época. Muitos desses temas podem ser observados no estudo das diferentes mitologias e das religiões ao redor do mundo.

O conceito de arquétipos surgiu em 1919, por meio do criador da psicologia analítica Carl Gustav Jung. Segundo Jung, os arquétipos são conjuntos de imagens primordiais originadas de uma repetição progressiva de uma mesma experiência durante muitas gerações, armazenadas no inconsciente coletivo.

Os arquétipos mais conhecidos são: o herói, a morte e o fora da lei, figuras presentes no imaginário das crianças. Independentemente da religião, país de origem e crenças, as imagens costumam ser muito parecidas. Hoje, os arquétipos podem ser encontrados nos filmes, na publicidade e em muitas coisas no dia a dia.