Palestra ensina sobre as funções e importância do Missal Romano | Paulus Editora

Notícias

23/08/2019

Palestra ensina sobre as funções e importância do Missal Romano

Por Imprensa

Com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre a liturgia, a PAULUS Livraria de João Pessoa realizou no sábado (17), a palestra “Instrução Geral ao Missal Romano”. A formação foi ministrada por Glauber Inocêncio, membro da Comissão litúrgica da Arquidiocese da Paraíba.

O Missal Romano ou Missale Romanum em latim, é o livro litúrgico utilizado nas Celebrações Eucarísticas, nele está contido todas as orações e ritos da Igreja Católica para a Missa.

De acordo com os registros históricos do Vaticano, a primeira edição do Missal que se tem conhecimento é de 1474, na cidade de Milão na Itália. A primeira edição oficial do Missal Romano, publicada pelo Vaticano, ocorreu quase um século depois.

Ao longo dos séculos houve algumas mudanças em seu conteúdo e aos poucos as dioceses e igrejas em todo o mundo foram se adequando ao uso do livro. A última alteração ocorreu três anos após o Concílio Vaticano II, em 1969, feita pelo Papa Paulo VI.

Durante a palestra, Glauber Inocêncio apresentou aos participantes a origem do Missal e sua importância, depois explicou em detalhes sua função e estrutura. De forma geral, o Missal Romano apresenta a Constituição Apostólica Missale Romanum (1969), na sequência, as Instruções Gerais sobre o Missal, com normas para a Celebração Eucarística, além de explicar as funções dos coroinhas, acólitos diáconos e outros.

O Missal ainda contém orientações sobre o Ano Litúrgico para enfim entrar nas orações específicas para as celebrações dos tempos litúrgicos. Assim como, o Rito da Missa, contendo o Ordinário da Missa, Prefácios, Orações Eucarísticas, rito da Missa sem povo, bençãos solenes e orações sobre o povo. O livro também apresenta formulários para as memórias, festas e solenidades da Virgem Maria e dos Santos, missas de Batismo, Crisma, Ordem e os demais sacramentos.