Padre Domenico Soliman é eleito Superior Geral da Pia Sociedade de São Paulo | Paulus Editora

Notícias

15/06/2022

Padre Domenico Soliman é eleito Superior Geral da Pia Sociedade de São Paulo

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Foi eleito na manhã desta quarta-feira (15/06) o novo Superior Geral da Pia Sociedade de São Paulo. Às 5h45 (horário de Brasília), o XI Capítulo Geral elegeu o oitavo sucessor do Beato Padre Tiago Alberione. Nascido em Thiene (Vicenza, Itália) em 2 de junho de 1966, Pe. Domenico Soliman ingressou na comunidade paulina de Vicenza em 20 de setembro de 1977. Emitiu sua primeira profissão em 8 de setembro de 1986 em Albano Laziale, confirmando-a perpetuamente em 7 de setembro de 1992 em Roma. Foi ordenado sacerdote em 30 de setembro de 1995 em Vicenza. Além de ser Postulador Geral da Família Paulina desde 2018, atualmente também ocupava o cargo de Secretário Geral da Pia Sociedade de São Paulo.

Sob o tema “Deixai-vos transformar mudando o vosso modo de pensar” (Rm 12,2), o XI Capítulo Geral da Ordem acontece desde o dia 29 de maio na Casa Divino Mestre, em Ariccia, Itália e termina no dia 19 de junho. No próximo sábado (18), os capitulares participam de uma audiência com o Papa Francisco. Participam do Capítulo mais de 60 religiosos, vindos de 22 países dos cinco continentes. Entre os participantes, 52 são sacerdotes e 8 religiosos, com idades entre 31 e 78 anos. Do Brasil, participam do XI Capítulo Geral Pe. Claudiano Avelino dos Santos, Superior Provincial; Pe. Valdecir Uveda, Diretor Geral da PAULUS; Pe. Jakson Ferreira de Alencar, Diretor de Difusão da PAULUS e Frei Darlei Zanon, conselheiro-geral da Pia Sociedade de São Paulo.

Em um vídeo publicado após sua eleição, Pe. Domenico agradeceu a confiança dos capitulares, expressando surpresa com a eleição e sua proximidade com toda a Família Paulina diante do ideal do Bem-Aventurado Padre Tiago Alberione. Na mensagem, o novo Superior Geral manifestou ainda seu desejo em promover uma nova forma de viver e interpretar o apostolado paulino, confiando a nova missão e o futuro nas mãos de Jesus Mestre. Pe. Domenico Soliman recordou ainda o apelo do Papa Francisco para uma Igreja Sinodal, que caminha em comunhão.


O novo Superior Geral sucede Pe. Valdir José de Castro, brasileiro eleito em 4 de fevereiro de 2015, primeiro paulino nascido fora da Itália a assumir este serviço.

Confira a videomensagem de Pe. Domenico Soliman, novo Superior Geral da Pia Sociedade de São Paulo: