Obra traz estudo sobre a vida da discípula fiel de Jesus Cristo: Maria Madalena | Paulus Editora

Notícias

21/07/2021

Obra traz estudo sobre a vida da discípula fiel de Jesus Cristo: Maria Madalena

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





“A chave da leitura que Maria Madalena nos deu é a do amor”. Padre Mark Ivan Rupnik

Celebrada nesta quinta-feira (22), a memória litúrgica de Santa Maria Madalenainstiga os cristãos a refletirem sobre a vida da seguidora fiel de Jesus. A data instituída desde 2016, pelo Papa Francisco, deseja ressaltar a importância da discípula que demonstrou grande amor por Jesus e experimentou a sua infinita misericórdia. Entretanto, muitos são os relatos a respeito da sua verdadeira identidade, ações e chamado ao anúncio da Boa Nova. Para relatar as ações dessa figura importante da Bíblia, citada nos Evangelhos, faz-se necessário um estudo fiel de sua trajetória.

No livro “Maria Madalena: História, tradição e lendas”, a autora Wilma Steagall De Tommaso apresenta aos leitores registros significativos da mulher servidora de Magdala. A obra é fruto de um desdobramento de pesquisa de três anos de mestrado da autora que, em uma criteriosa análise com base em contexto histórico, revela os principais fatos e acontecimentos e desvenda o que é tradição e lenda sobre Maria Madalena.

Diante de diversas questões levantadas sobre Maria Madalena, Wilma mostra passagens significativas, começando por sua vida desde a Galileia, em Midgal – cidade natal de Madalena, por isso, explica a autora, dela também ser conhecida como Maria de Magdala. Na pesquisa, a autora procurou a identidade de Madalena nos evangelhos; estudou a Igreja do Oriente e do Ocidente; estudou a Tradição da Igreja; buscou as reflexões dos Pais da Igreja; buscou respostas no renascimento italiano; no Iluminismo e no Concílio Vaticano II.

Além disso, a obra “Maria Madalena: História, tradição e lendas”,reflete sobre as diversas imagens da Madalena de dois artistas sacros contemporâneos: Padre Mark Ivan Rupnik, esloveno, que se expressa na arte dos mosaicos e na pintura; e de Claudio Pastro (1948-2016), maior artista sacro brasileiro.

Em Maria Madalena é possível encontrar a experiência do ser humano redimido, a forte presença de um Deus misericordioso, assim como o exemplo de amor, gratidão, fidelidade, missão e discipulado. Maria Madalena conheceu Jesus e o acompanhou, esteve presente em significativos momentos de sua caminhada, desde o anúncio do amor de Deus ao doloroso caminho do Calvário, em sua Morte e Ressurreição. Para celebrar a data, a PAULUS Editora indica a presente obra “Maria Madalena: História, tradição e lendas”, com o desejo de inspirar os leitores a serem verdadeiros discípulos de Cristo. Confira!

Maria Madalena: História, tradição e lendas

O livro de Wilma Steagall De Tommaso mostra indiretamente passagens extremamente significativas e problemáticas. Desde a arte dos cristãos como expressão da vida eclesial, ou seja, experiência da vida nova recebida gratuitamente no Batismo, daquela vida filial e de comunhão que envolve até mesmo a criação, podemos dizer que Maria Madalena é tratada de maneira espiritual, isto é, como uma comunicação direta da verdade do Evangelho e de sua vida. Padre Marko Ivan Rupnik. Saiba mais!