Obra “O Cristo Pantocrator” é lançada no Museu de Arte Sacra em São Paulo | Paulus Editora

Notícias

02/03/2018

Obra “O Cristo Pantocrator” é lançada no Museu de Arte Sacra em São Paulo

Por Imprensa

Na noite da última quarta-feira (28), cerca de 70 pessoas estiveram presentes no Museu de Arte Sacra na capital paulista para participar do evento de lançamento da obra O Cristo Pantocrator: da origem às igrejas no Brasil, na obra de Cláudio Pastro, escrita pela pesquisadora Wilma Steagall De Tommaso.

 

Antes do lançamento, a pesquisadora falou sobre a obra, que foi sua tese de doutorado, e também sobre a sua relação de amizade com Cláudio Pastro. Em seguida, houve um coquetel com sessão de fotos e autógrafos. No Brasil, a figura do Cristo Pantocrator vem ganhando popularidade – a imagem é o tipo iconográfico mais propagado e um dos mais significativos para a fé cristã, aquele que apresenta Jesus Cristo como Mestre Soberano de todas as coisas.

A autora apresenta um estudo detalhado da história da Igreja na arte, suas origens, passando pela arte das catacumbas até o século XXI. Além disso, o livro traz um estudo das obras do artista sacro brasileiro Cláudio Pastro. O artista, o autor de mais de trezentas obras no Brasil e no exterior, esteve desde 1999 à frente da concepção interna do Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo. Cláudio Pastro era considerado por especialistas de arte sacra o brasileiro mais expressivo da atualidade nesta área.

A pesquisadora garante que a obra é destinada a todas as pessoas que gostam de arte, encantam-se com o belo e querem entender por que a Igreja permite imagens e qual é a história da permissão da imagem do Deus cristão na Igreja. O leitor terá contato com uma obra de fácil leitura e construída com rigor científico, precisão teológico-histórica e fluência descritiva.