Obra da PAULUS estuda o ano litúrgico e as suas principais celebrações | Paulus Editora

Notícias

30/11/2021

Obra da PAULUS estuda o ano litúrgico e as suas principais celebrações

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Com a celebração do primeiro domingo do Advento, ocorrido em 28 de novembro, iniciou-se um novo Ano Litúrgico na Igreja. Chama-se “Ano Litúrgico” o tempo em que a Igreja celebra todas as ações salvíficas operadas por Deus através de Jesus Cristo. Trata-se de um tempo repleto de sentido e simbolismos que inicia-se no Advento e encerra-se no Tempo Comum com a Solenidade de Cristo Rei do Universo. Por meio do ciclo anual, a Igreja celebra todo o mistério de Cristo, desde a sua vinda ao mundo, suas obras de extremo amor ao próximo até a sua Paixão, Morte e Ressurreição e espera de sua vinda gloriosa. Entre 2021 e 2022, a Igreja celebra o Ano C, dedicado à reflexão do Evangelho de São Lucas.

Com o intuito de entender para melhor celebrar e compreender o ano litúrgico, a PAULUS Editora destaca a obra “O ano litúrgico e as suas principais celebrações”, de Pe. Edson Adolfo Darretti. O subsídio oferece ao leitor uma síntese fundamentada sobre o que é essencial para, enquanto leigos e leigas, bem celebrar os santos mistérios ao longo de todo o ano litúrgico. Além da síntese doutrinal destinada a todos os leitores, a publicação traz uma parte específica, dirigida para os coroinhas, acólitos, cerimoniários e demais membros da equipe de liturgia.

Na obra, o autor explica que ao longo de todo o ano litúrgico faz-se memória do mistério pascal que, em uma única Palavra, é o Cristo. É Ele o mistério e também a Salvação do mundo, cada uma de suas ações tem valor salvífico. Segundo a publicação citada, fazer memória do mistério é fazer a experiência da salvação. Nesse sentido, o autor lembra que os diversos momentos da vida de Jesus Cristo são chamados de “mistério”, porque acontecem no mistério da própria humanidade de Cristo. E todos esses mistérios, ao longo das celebrações do ano litúrgico, são atualizados pelos celebrantes e toda a comunidade cristã.

Em sete capítulos, é possível mergulhar na riqueza, beleza, verdade e espiritualidade que emanam das celebrações litúrgicas. Assim, este livro apresenta a história do ano litúrgico, começando pelos aspectos históricos do domingo, o ciclo da Páscoa – memória da redenção do Senhor. Nesta parte, o conteúdo explica o “Tempo da Quaresma e Tríduo Pascal”, em seguida o ciclo do Natal – memória da manifestação do Senhor, isto é, o aspectos históricos do Tempo do Advento e Tempo do Natal. Logo após, o autor explana sobre o Tempo Comum –  memória dos mistérios de Cristo no Tempo da Igreja. Após a apresentação dos quatro tempos litúrgicos, a obra aborda o tema dos santos na celebração do mistério de Cristo, as solenidades, festas e memórias litúrgicas.

Por fim, o livro ainda oferece anexos com orientações para a instituição de leitores e acólitos e de admissão entre outros candidatos à Ordem Sacra. Neste livro, Edson Derretti ressalta como são belos os ritos litúrgicos propostos pela a Igreja, entretanto, por não serem conhecidos, acabam não sendo celebrados devidamente.  Portanto, com este conteúdo os leitores poderão preparar-se dignamente a cada celebração, conhecendo com propriedade e profundidade o mistério da fé cristã através da Liturgia. Confira!

O ano litúrgico e as suas principais celebrações

 

 

O livro O Ano Litúrgico e as suas principais celebrações, publicado pela PAULUS Editora, é um subsídio que pretende oferecer aos seus leitores, entre coroinhas, acólitos, cerimoniários e todos os fiéis celebrantes, uma síntese fundamentada sobre os assuntos essenciais para, enquanto leigos e leigas, celebrarem os santos mistérios, ao longo do ano litúrgico. Saiba mais!