O peso do jumbo, com histórias de dentro e fora do cárcere, é eleito o livro do ano | Paulus Editora

Notícias

25/11/2020

O peso do jumbo, com histórias de dentro e fora do cárcere, é eleito o livro do ano

Por Imprensa

O Prêmio Guarulhos de Literatura 2020 elegeu, em 1º lugar, O peso do Jumbo como o livro do ano e a autora Karla Maria recebeu o 2º lugar como escritora do ano.

Em meio à pandemia, a literatura resiste, insiste e floresce. Karla Maria

De forma presencial e virtual, o evento foi realizado no último dia 21, em Guarulhos, cidade onde reside a autora Karla Maria. Idealizado e organizado, desde 2017, pelo escritor Auriel Filho, o prêmio não se restringe a escritores da cidade, sendo assim, concorreram 253 autores (as) e suas respectivas obras de todo o território nacional, ficando o 1º lugar para O Peso do Jumbo, publicado pela PAULUS Editora. O reconhecimento do resultado da obra não parou por aí, Karla Maria levou o 2º lugar como escritora do ano.

Apurado em presídios de São Paulo e do Rio Grande do Sul, o livro-reportagem O peso do jumbo revela a humanidade e a falta dela no sistema que aprisiona seres humanos sem expectativa de ressocialização e de combate ao crime. Ao longo das páginas, a jornalista mostra como é viver atrás das grades ou refém delas, em lugares onde se articulam o tráfico e o crime organizado. A produção do livro demorou cerca de dois anos, entre apuração, visita aos presídios, entrevistas e processo de escrita da obra.

A autora destaca a participação feminina no evento: “Chamo a atenção de vocês para a participação das mulheres, que dentre as 253 obras inscritas, eram autoras de 200 delas. Exalto Viviane Santiago, Thamires Andrade e Paula Valéria, juntas nos revezamos com nossa literatura nesse pódio. Exalto todas e todas que se atravem a escrever, em tempos da banalização do saber e do viver”, diz.

Karla Maria é jornalista. Nasceu na capital paulista, em 1984. Recebeu por duas vezes o Prêmio Dom Helder Camara de Imprensa da CNBB (2012 e 2017). Também em 2017 foi consagrada escritora-revelação no Prêmio Guarulhos de Literatura, com seu primeiro livro, Mulheres Extraordinárias, pela PAULUS, onde, em 2019, também lançou o livro-reportagem Irmã Dulce: a santa brasileira que fez dos pobres sua vida. Já escreveu para os jornais O São PauloMetrô NewsFolha MetropolitanaVICE e as revistas Missões e Família Cristã. Colabora com O Mensageiro de Santo Antônio.

Saiba mais sobre o Peso do Jumbo:

Entre os presídios visitados pela jornalista está o Presídio Central de Porto Alegre (RS), que já foi considerado um dos piores da América Latina. Para a elaboração da obra, Karla Maria contou com o apoio da Secretária de Assistência Penitenciaria, voluntários, juízes e agentes da Pastoral Carcerária, entidade ligada à Igreja Católica.

Confira.