O MENSAGEIRO DE DEUS | Paulus Editora

O Domingo
O MENSAGEIRO DE DEUS

Indicar a um amigo:





Na abertura do seu Evangelho, Marcos proclama Jesus “Filho de Deus”. O objetivo central desse Evangelho é revelar quem é Jesus. Em três momentos encontramos em Marcos esta afirmação: “Jesus, Filho de Deus”. Esse é o alegre anúncio que o evangelista nos apresenta. A seguir, ele introduz a figura de João Batista, aquele que batiza e anuncia a chegada do Salvador. É o mensageiro que vai à frente e grita para preparar e endireitar os caminhos do Senhor.

João aparece no deserto pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. Anuncia tempo favorável à mudança de vida e de espera daquele que é mais forte – e está para chegar. O Advento é, de fato, tempo de comemorar e celebrar aquele que veio e vem para propor nova ordem de sociedade, baseada no amor, na solidariedade e na justiça.

O Batista vai na contramão da proposta da sociedade dos nossos dias. Vivia de forma simples, despojada e austera, vestindo-se de pele de camelo e comendo “gafanhotos” (talvez um tipo de grão) e mel silvestre (alimentos dos pobres), enquanto nossa sociedade estimula o consumismo exacerbado, principalmente neste tempo próximo do Natal.

Durante este ano, passamos por longo tempo de isolamento vigilante, uma espécie de deserto, como viveu João. Tempo que abalou as certezas e nos levou a rever programações e projeções. Houve os que tiveram a coragem de repensar a própria vida. Foi uma experiência de distanciamento entre as pessoas da mesma família e dos amigos, deixando saudade dos abraços carinhosos, que costumam expressar mais do que as palavras conseguem dizer. Presenciamos, também, muita solidariedade e entreajuda. Esperamos que essa solidariedade tenha aquecido os corações e perdure no futuro.

Nesse tempo de isolamento, houve os que proclamaram, a exemplo de João Batista, palavras positivas e edificantes – resistindo aos propagadores do confronto. A humanidade necessita de mensagens que ajudem a construir pontes em lugar de muros. Todo seguidor de Jesus é convidado a ser mensageiro da Boa-nova do Reino de Deus. O Advento é tempo favorável para despertar em nós essa vocação.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar