SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO
A vida tem sentido quando tem sabor, quando é tecida com amor. Foi assim que viveu nosso Senhor, Jesus. Viveu e ensinou aquele amor do lava-pés (Jo 13,1-17), aquele amor da cruz, aquele amor derramado do alto, peito divino aberto, perfurado pela lança. Do peito “saiu sangue e água” (Jo 19,34). Da lança que pretendia o ódio, o amor transbordou, inundou a terra. Terreno de nossa humana condição. Frágil condição que carece do sal para não se deteriorar.
Sal da terra. Jesus ensinou que o sal é ele mesmo, o alimento mais salutar, “dado para a salvação do mundo” (Jo 6,51-58). Ele é o amor mais sublime, que se esvazia, incondicionalmente, para que a humanidade saboreie as realidades do céu, ainda que nas contradições da história presente.
A vida é presente. Ser sal da terra é mirar o céu, pisar o chão da vida, com o olhar para o infinito. Em Jesus já experimentamos, desde agora, as delícias do banquete celeste. “Tomai e comei, tomai e bebei” (Mt 26,26-29) é a convocação para degustar o tempero mais saboroso da vida, que supera a iguaria mais sofisticada que possa haver. É preciso crer.
Coisa boa é quando saboreamos nossa comida preferida, sem pressa. A mesa de casa é comunhão, é eucaristia. Alegria do encontro. Por isso, não tem sentido fazer da comida uma competição, como se faz nos MasterChefs. Comida é partilha, é sagrada, é sacrifício de outras vidas que morrem para nos dar mais vida. O sabor da mesa é fruto de mãos abençoadas, iluminadas.
Luz do mundo é paixão. É Deus olhando para nós com olhar de apaixonado, feito o noivo que, do altar, mira a noiva entrando belamente na igreja. Seus olhos são a luminosidade que irradia o amor dos corações. A graça de Deus é assim: Deus nos acolhendo e nos amando.
Ser sal da terra e luz do mundo é ter sabor e paixão, nos batimentos rítmicos do céu, nesta terra, travessia dada por Deus. Coração aberto, que acolhe e cuida da vida em sua totalidade.
Viver é ter sabor, temperar e iluminar. Deus nos ajude!
Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito, ssp

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.
Assinar