4 de novembro: Todos os Santos | Paulus Editora

O Domingo
4 de novembro: Todos os Santos

FELIZES OS QUE BUSCAM A SANTIDADE

Neste domingo de Todos os Santos e Santas, o evangelho nos apresenta as bem-aventuranças. O Evangelho de Mateus inicia o primeiro discurso de Jesus com a proclamação das pessoas consideradas felizes na ótica do reino de Deus. O caminho da felicidade que o Mestre nos aponta é bem diferente daquele que o mundo percorre e propõe.

As bem-aventuranças não são um anúncio de acomodação; ao contrário, convocam para o não conformismo e para a busca dos valores do Reino. A presença de tantos pobres, aflitos e perseguidos é sinal de que a plenitude do reinado de Jesus está longe de se concretizar.

A vivência das bem-aventuranças é o melhor caminho para alcançar a santidade. Caminho trilhado por todos os santos e santas que comemoramos neste domingo. O papa Francisco nos presenteou neste ano com uma exortação apostólica sobre a santidade: Alegrai-vos e Exultai. O papa aí fala da santidade “ao pé da porta”, a qual, longe de ser “fuga do mundo”, é a vivência dos valores do reino de Deus por parte daqueles que caminham ao nosso lado, sendo reflexo da presença divina ao desempenharem suas tarefas cotidianas.

Relacionando-a às bem-aventuranças, o pontífice, em sua exortação, diz que a santidade é isto: “ser pobre no coração”; “reagir com humilde mansidão”; “saber chorar com os outros”; “buscar a justiça com fome e sede”; “olhar e agir com misericórdia”; “manter o coração limpo de tudo o que mancha o amor”; “semear a paz ao nosso redor”; “abraçar diariamente o caminho do evangelho, mesmo que nos acarrete problemas”.

Como podemos perceber nas palavras do papa, santas e felizes são as pessoas que, sem se deter só no próprio bem-estar, se preocupam também com o bem e a felicidade dos outros. Santidade e felicidade são duas realidades que andam bastante juntas. Jesus é mestre e modelo de santidade: sempre buscou a felicidade para todos e nos convida ainda hoje a criar um mundo plenamente feliz.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar