O CORPO DE LÁZARO
Na calçada, algo parecido com corpo de gente. É Lázaro. O nome Lázaro significa “Deus ajuda”. Onde está Deus quando as feridas de Lázaro sangram? Onde ele está, quando as palavras de Lázaro engasgam no pigarro da dor (a dor de não ser)? Onde está Deus quando a tontura da fome contorce o estômago de Lázaro e o faz gemer? Onde ele está quando o corpo franzino de Lázaro treme e ninguém o abraça? Onde está Deus quando uns se banqueteiam com finas e fartas iguarias, enquanto a Lázaro restam migalhas? Migalhas de pão para um farelo de vida. A vida é farelo, feito neblina.
O corpo de Lázaro na rua, enrolado em panos imundos. Move-se. Treme. Encurvado. O cobertor é curto. Avenida movimentada. Centro, símbolo do poder econômico. Econômico, especialmente, no gasto com os pobres. Rico se veste com roupa de púrpura e linho fino. Banqueteia-se todos os dias (cf. Lc 16,19). O luxo do carro Porsche e seu barulho orgulhoso contrastam com o chinelo gasto de Lázaro. Pé de Lázaro que ousa tocar o chão da avenida, que ora parece desfile de moda, ora parece o povo de Deus atravessando o mar Vermelho a pé enxuto (cf. Ex 14,21-22).
O sol ainda não apareceu. Dia enevoado. As lojas abrem-se. Suas vitrines são sedutoras. Há torres querendo alcançar os céus. Anúncios, letreiros luminosos. Tudo é movimento. Apesar do dia embaçado, a avenida não perde o brilho. Semáforos. Carros velozes, indo e vindo. Seus vidros são escuros, não se vê quem lá dentro está. Aqui fora não é diferente.
O tempo fica mais escuro. Começa a garoar. Apressam-se os passos. Abrem-se grandes e pequenos guarda-chuvas, todos escuros. O dia segue agitado. E o corpo de Lázaro? Ah, o corpo. Permanece ali. Ninguém se deu conta dele. É mais um que deixa de existir aos olhos da multidão. E onde está Deus? No corpo de Lázaro, em suas feridas, em seus olhos feito prece, pedindo vida… O céu começa quando a indiferença é superada.
Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito, ssp
É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.
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