22 de dezembro: 4º Domingo do Advento | Paulus Editora

O Domingo
22 de dezembro: 4º Domingo do Advento

NATAL: OBRA DO ESPÍRITO COM A COOPERAÇÃO HUMANA

Estamos às portas do Natal. Nos próximos dias, celebraremos o acontecimento que nos revela o grande amor de Deus pela humanidade: o envio de seu Filho ao mundo. A encarnação de Jesus é fruto da ação do Espírito e do sim de Maria, que concebe pelo sopro divino. Com isso, o evangelho mostra que Deus rompe com a antiga genealogia patriarcal, pois a geração se dá sem a atuação do homem.

Temos, no texto de hoje, três agentes que participam nesse milagre da vida: o Espírito gera, Maria dá à luz, José dá o nome. Maria estava comprometida com o justo José, mas ainda não coabitavam. Nesse ínterim, ela engravida. Em sonho, José é avisado pelo anjo de que a gravidez de sua esposa é obra do Espírito de Deus. O pai adotivo também terá sua missão nesse processo, dando ao menino o nome e a descendência de Davi.

Os relatos referentes ao nascimento do Senhor foram textos usados pelas comunidades primitivas para transmitir uma catequese. O ensinamento que o texto deste domingo nos deixa é que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, o Emanuel, o Deus sempre conosco, o salvador da humanidade. O Pai opera a salvação, mas ela se concretiza com a cooperação humana. Mateus nos desafia a nos abrirmos aos planos divinos. Nem sempre os pensamentos e os planos de Deus são como os nossos, por isso é importante estarmos con­tinuamente atentos aos seus projetos. Nesse sentido, Maria e José são exemplos de fidelidade, pois se deixam guiar pelos acontecimentos e pelas palavras do anjo.

A festa do Natal, que se aproxima, é o encontro de cada um de nós com esse Deus, anunciado pelo anjo e nascido de Maria. O Senhor vem a nós na ternura de uma criança. Nossa missão é abrir o coração para acolhê-lo e abraçar a proposta de vida que nos traz. O Natal é festa muito mais profunda e cheia de alegria e esperança do que o ambiente superficial de consumismo que se respira nestes dias. Acolhamos alegres o Natal de Jesus!

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar