O Domingo
20 de outubro: 29º Domingo do Tempo Comum

Indicar a um amigo:





BATIZADOS E ENVIADOS

Estamos no Mês Missionário Extraordinário convocado pelo papa Francisco para celebrar o centenário da carta apostólica Maximum Illud de seu predecessor, Bento 15. Para reavivar a consciência batismal do povo de Deus em relação à missão da Igreja, o tema para este mês é: “Batizados e enviados. A Igreja de Cristo em missão no mundo”.

Despertar a consciência da missio ad gentes e retomar, com novo impulso, a transformação missionária da vida e da pastoral é o objetivo deste mês missionário. No encontro com os bispos da América Latina, em setembro de 2017, o papa Francisco destacou: “Trata-se de pôr a missão de Jesus no coração da Igreja, transformando-a em critério para medir a eficácia de suas estruturas, os resultados de seu trabalho, a fecundidade de seus ministros e a alegria que eles são capazes de suscitar. Porque sem alegria não se atrai ninguém”.

A cena do evangelho deste domingo, descrita por Lucas, destaca a “necessidade de rezar sempre, e nunca desistir”. Rezar é a primeira forma de cooperação missionária. Perseverando nesse caminho, “Deus fará justiça bem depressa”. No contexto atual, o foco são as multidões de pobres e excluídos pelo sistema econômico, representados no texto bíblico pelo grito da viúva. Todo batizado é enviado às periferias existenciais e geográficas para fazer-se próximo dos que mais necessitam e clamam por justiça. A estes, que são os primeiros destinatários do evangelho, não podemos ficar indiferentes.

Outra forma de cooperação missionária é a partilha dos bens. A coleta de hoje se destina, de forma integral, à missão. Desses recursos, 80% destinam-se à Congregação para a Evangelização dos Povos – que faz circular um fundo universal de caridade, mantendo 1.050 Igrejas particulares nas periferias mais necessitadas do mundo – e 20% ajudam a manter os trabalhos das Pontifícias Obras Missionárias no Brasil, que atuam na animação e cooperação missionária.

Pe. Maurício da Silva Jardim
Diretor das Pontifícias Obras Missionárias no Brasil


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar