O Domingo
16 de junho: Santíssima Trindade

Indicar a um amigo:





ESPÍRITO DE FIDELIDADE

Na solenidade da Santíssima Trindade celebramos a união que construímos na comunidade de fé, união que tem como fundamento a comunhão existente em Deus.

No evangelho, Jesus havia acabado de falar aos discípulos sobre sua partida. Eles ficaram tristes, pois não tinham entendido o que essa “partida” significava. Jesus estava falando do cumprimento de sua missão, da decisão de entregar-se até a morte, para deixar com seus seguidores o Espírito da Verdade.

E o que é este “Espírito da Verdade”? A palavra “verdade”, na Bíblia, tem o sentido de “fidelidade”. Ou seja, somos verdadeiros ou falsos à medida que somos fiéis ou infiéis. Mas fiéis a quem e ao quê? Fiéis ao próprio Jesus e à missão que ele veio revelar, revelando assim o próprio Deus. É este Espírito, presente no Filho e em nós, que nos permite continuar hoje a missão do Mestre.

Somente o Espírito da Verdade, diz-nos Jesus, pode nos conduzir à plena verdade. Pois Deus, na comunhão e no amor de suas três Pessoas, é um mistério que não conseguimos compreender plenamente. Dia a dia, animados pelo Espírito, construindo e vivendo relações de amor e fraternidade, podemos ir experimentando e compreendendo o amor de Deus, sendo fiéis Àquele que nos mostrou plenamente o que significa amar. Podemos ir compreendendo e trazendo à luz tantas situações de escuridão e morte que Jesus enfrentou e venceu e também nós somos chamados a enfrentar e vencer.

O Espírito da Fidelidade, portanto, permite-nos recordar hoje as palavras e ações de Jesus, de modo que também nós possamos falar e agir segundo o mesmo amor revelado pelo Filho. Isso porque o Espírito, sopro de Deus em nós, é movimento e transformação. E se o Espírito nos anima, a questão é como estamos sendo fiéis ao Deus que é comunhão de amor. Em outras palavras, como estamos construindo comunhão entre nós, ajudando os que estão nas trevas da miséria e do esquecimento, acolhendo os que estão afastados ou excluídos. Afinal, nosso louvor ao Deus Trindade tem o tamanho exato da comunhão que nosso amor aqui constrói.

Pe. Paulo Bazaglia, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar