13 de julho – 15º DOMINGO DO TEMPO COMUM | Paulus Editora

O Domingo
13 de julho – 15º DOMINGO DO TEMPO COMUM

O REINADO DE DEUS É PARA TODOS

Em seu longo caminho rumo a Jeru­salém, Jesus deixa a Galileia e entra na Samaria, território de gente que os judeus excluíam por não seguir as tradi­ções judaicas. Um pouco antes no Evan­gelho, vemos os samaritanos rejeitan­do Jesus e os discípulos, quando estes entram em seu território. Tiago e João haviam tido a ideia de mandar descer fogo do céu para destruir os samaritanos; recebem uma repreensão de Jesus, que parte para outro vilarejo.

Com o envio dos setenta e dois dis­cípulos, que acontece na Samaria, Jesus indica que sua missão quer chegar a to­dos os povos. De fato, os rabinos acre­ditavam, baseados em Gênesis 10, que setenta e duas eram as nações da terra. Jesus envia em duplas, pois continuar sua missão significa compartilhar os de­safios e superar atitudes individualistas na tomada de decisões.

A missão dos enviados consiste em anunciar a paz, não simplesmente com uma saudação corriqueira. A paz anuncia­da é o próprio Reinado de Deus aconte­cendo em Jesus e em sua missão. Os envia­dos devem testemunhar o amor de Deus gratuitamente, sem imposições e sem con­fiar nas posses materiais. Reconhecer a paz, os bens da vida que Deus deseja para to­dos, implica a transformação da mentali­dade. E a missão se dá na consciência dos riscos acarretados por essa oferta gratuita de paz num mundo repleto de lobos fero­zes que desejam em tudo levar vantagem.

Restituir a vida digna a todos os povos, anunciando a proximidade do Reinado de Deus, será sempre a missão dos discípulos e discípulas de Jesus, sem espaço para nenhum tipo de vin­gança. Em vez de fogo do céu para des­truir os samaritanos, é satanás que cai do céu como relâmpago, e os nomes dos discípulos são inscritos nos céus.

Os setenta e dois voltam falando do êxito da missão. Mas a alegria do Evan­gelho não consiste no sucesso, e menos ainda em considerar-se parte de um gru­po que monopoliza a continuidade da missão do Mestre. A alegria cristã consiste em participar do Reinado de Deus com ações de bondade, justiça e paz, feitas a to­dos indistintamente, inclusive aos que nos rejeitam, e também em meio ao fracasso.

Pe. Paulo Bazaglia, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar