13 de janeiro: Batismo do Senhor | Paulus Editora

O Domingo
13 de janeiro: Batismo do Senhor

BATIZADOS PARA A MISSÃO

Com a festa do Batismo de Jesus, encerra-se o ciclo do Natal, o qual
dará lugar à primeira parte do Tempo Comum.

No texto do evangelho de hoje, temos a cena de João batizando. A narrativa pode ser dividida em duas partes: na primeira, o povo, que está na expectativa do Messias, dirige-se a João Batista para receber o batismo de purificação e assim se preparar para a chegada do Salvador; na segunda parte, o próprio Jesus se dirige ao Batista para receber o mesmo batismo que o povo recebeu.

Diante da dúvida sobre se seria o Messias tão esperado, o precursor responde que simplesmente batiza com água; o Messias que virá é “mais forte”, e João nem sequer se acha digno de “desamarrar a correia de suas sandálias”.

Como podemos perceber, João não se aproveitou da fama para se promover; soube se manter fiel à sua missão. Em meio às diversas funções desempenhadas na sociedade, é comum encontrar pessoas que gostam de se promover, pondo-se acima dos outros, em busca de aplausos e visiilidade.

O Batista não busca o poder que não lhe pertence, mas procura ajudar o povo a alimentar a esperança na vinda do Messias e não desanimar diante da situação difícil em que está vivendo.

Num segundo momento, vemos Jesus se aproximar de João e receber o batismo comum de purificação. Após o batismo, enquanto está rezando, desce sobre ele o Espírito de Deus e uma voz o proclama “Filho amado”. Muitos veem nesses dois versículos a revelação da Santíssima Trindade: Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

Batizados no Espírito de Deus, somos convidados a buscar e acolher o “mais forte”, aquele que nos leva em missão para o meio do povo, a fim de sentirmos de perto os problemas e sofrimentos das pessoas.

A partir do batismo de Jesus, o céu se abriu. Com isso, nada impede nosso acesso a Deus e nossa experiência com o Pai bondoso e acolhedor. Já não há distância entre nós e o Pai, ele faz caminhada e história conosco, lado a lado.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar