09 de junho: Pentecostes | Paulus Editora

O Domingo
09 de junho: Pentecostes

O ESPÍRITO DA UNIDADE

O Pai celeste derramou o Espírito Santo em nosso coração, a fim de chegarmos a concretizar a unidade. Não apenas a unidade da Igreja ou das Igrejas, e sim a unidade de todo o gênero humano.

A Igreja católica, bem como todas as outras Igrejas cristãs, não tem uma vocação e uma aspiração em conflito com a vocação e a aspiração do resto da humanidade – uma vez que todas elas almejam a verdadeira paz.

E esse desejo é o grande sinal da presença do Espírito Santo no seio da família humana. Porque ele, por ser o Espírito do amor, irresistivelmente tende para a unidade. Deus não é “separatista”. Por isso, ele não gosta de ver seu povo dividido em Igrejas diferentes, em seitas que passam a vida se hostilizando entre si e oferecendo ao mundo o contratestemunho da unidade evangélica.

Nem gosta de ver seu povo discriminado em classes: classe A, classe B, classe C. Realidade, essa, que leva a lutas sangrentas, tão anticristãs, tão anti-humanas, tão antievangélicas! Acabar com esses tipos de lutas é o sonho de todos nós – e é a meta de todos os povos mais pacíficos e mais dados à solidariedade e à amizade verdadeira.

Mais ainda: o Espírito de Deus não gosta de ver seus filhos divididos em opressores e oprimidos, injustos e injustiçados, exploradores e explorados, esbanjadores e famintos, privilegiados e sem-privilégios…

Tudo o que nos separa uns dos outros separa-nos também do Espírito do Amor. Todo pecado contra a unidade é pecado contra o Espírito do Amor.

A fim de que “todos sejam um”, deixemos de lado a perigosa mania do separatismo! Larguemos as armas da intolerância e da discriminação, da ambição e da ganância!

E caminhemos de mãos dadas como irmãos, na unidade do Espírito Santo!

Pe. Virgílio, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar