QUEM É MAIS IMPORTANTE?
Utilizando-se da metáfora do corpo, Paulo nos fala sobre quem é mais importante na comunidade (1Cor 12,12-30). Assim como fez aos coríntios, ensina-nos que todos são igualmente importantes. Tal qual na comunidade de Corinto, hoje em nossas comunidades ainda vivemos o dilema da hierarquia e das disputas por cargos e status, tanto entre os membros dos grupos como entre as pastorais e os movimentos. O apóstolo nos mostra que todos podemos colaborar para o crescimento mútuo e juntos edificar o reino no mundo.
Não é difícil compreender a metáfora do corpo usada pelo apóstolo Paulo para falar da importância de cada pessoa na comunidade. Basta que observemos o nosso próprio corpo dos pés à cabeça. Cada parte tem a sua importância e função para a vida de todo o corpo. Não há disputa entre elas. Assim como o corpo humano, é formada a sociedade, a comunidade, os grupos e movimentos. Cada qual é chamado a dar a sua contribuição.
Na comunidade, por exemplo, há as pessoas que executam as tarefas pesadas, de menor destaque – são “pau para toda obra” (os pés); há aquelas atentas, que nada dizem, mas têm o dom de escutar (os ouvidos); há as mais ativas, mais capazes (as mãos); há as visionárias, intuitivas, inspiradas (os olhos). Conscientes da diversidade, não podemos menosprezar nenhum dom. Não nos é permitido marginalizar nem impedir os mais humildes de dar sua colaboração. Com efeito, do mais fraco ou menos capaz ao mais capacitado, todos são igualmente necessários na formação do corpo.
Sabedores de que Deus dá maior honra ao aparentemente mais fraco e menos digno, aprendamos a acolher a todos indistintamente, pondo em primeiro lugar os pobres e humildes. Assim, poderemos alcançar um ideal de comunidade pautada pela comunhão: solidariedade no sofrimento e nos momentos de alegria.
Não desistamos de lutar por uma comunidade fraterna, onde todos tenham o seu espaço e o seu dom valorizados. Não somos nada sozinhos. Cada membro da comunidade, pastoral ou movimento tem importância insubstituível. Não há hierarquia de méritos. Quando, por meio dos trabalhos das pastorais e dos movimentos, fazemos acontecer a vida, a graça e a esperança, a vitória é da Palavra que nos impulsiona e nos faz caminhar. Caminhemos juntos, agradecidos a Deus pelos dos que nos deu! Amém.
Benedito Antônio Bueno de Almeida, ssp

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.
Assinar