O Domingo – Palavra
Dia 27 – 17º Domingo Comum

Indicar a um amigo:





UM ANO DEPOIS

Há um ano celebrávamos aqui no Brasil a Jornada Mundial da Juventude. Tivemos oportunidade de receber entre nós o papa Francisco. Todos os eventos e celebrações, transmitidos para o mundo inteiro pelas várias mídias, comoveram as pessoas. Escutamos muitas testemunhando o desejo de retorno à Igreja e de maior e melhor participação.

Além dos legados sociais, ecológicos, culturais e religiosos desse grande evento, nele a missionariedade transformou-se em um momento de grave compromisso para toda a Igreja.

O papa Francisco – em seu discurso aos bispos um ano atrás no Rio de Janeiro – perguntou, diante do episódio dos discípulos de Emaús, se ainda tínhamos a capacidade de “aquecer os corações” e trazer as pessoas de volta para casa.

Testemunhamos com muita alegria que, com as celebrações e as ações durante a JMJ, foram aquecidos muitos corações, de perto e de longe. O desafio agora é mantê-los aquecidos, descobrindo sempre de novo como aprofundar a fé e vivê-la com coerência no mundo de hoje.

Há uma tradição mística na Igreja que nos convida a fazer o exame de consciência no meio e ao final do dia. Um tempo de silêncio para nos perguntarmos como está transcorrendo nossa vida diária. Um ano depois, seria muito bom que olhássemos nossa vida e nossas comunidades e nos questionássemos: como foi essa missão a nós deixada pelo santo padre há um ano? A jornada deve mudar bastante muitas situações em nossa Igreja e nos fazer discípulos missionários animados. Sempre é tempo de retomar com alegria e generosidade a nossa missão.

As sementes plantadas no “campo da fé” de nossa vida, regadas por uma “chuva criadeira” que nos faz ver Deus agindo entre nós, devem produzir frutos de vida e fraternidade em nós e nos fazer “fermento no meio da massa” na construção da civilização do amor.

Oremos: “Senhor, que nos destes viver há um ano a Jornada Mundial da Juventude, nós vos pedimos que reaviveis em nós o espírito de discípulos missionários que nos leve a fazer discípulos entre todas a nações. Amém!”

D. Orani João Tempesta, O. Cist.

Cardeal Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar