O Domingo – Palavra
Dia 26 – 4º Domingo da Páscoa

Jesus, O Bom Pastor

Jesus se apresenta como o Bom Pastor. E o pastor bom é aquele que cuida das ovelhas. Olhamos para Jesus, neste quarto domingo da Páscoa, com muita confiança, pois sabemos que ele cuida de nós. Como é consolador cantar aquela canção, inspirada no Salmo 23, que diz: “Tu és, Senhor, o meu pastor, por isso nada em minha vida faltará, nada faltará”. Sabendo que Deus cuida de nós, temos coragem e força para enfrentar as adversidades da vida. Passamos pelas noites traiçoeiras, carregamos cruzes pesadas, mas não desanimamos, porque sabemos que Jesus está ao nosso lado.

Por outro lado, cabe também a nós aprender a ser bons pastores na vida das outras pessoas. Jesus deu a vida para nos salvar. Nós, que somos seus discípulos, somos chamados a também dar a vida uns pelos outros. Dar a vida significa, entre outras coisas, cuidarmos dos outros, esforçando-nos para não ser interesseiros. Isso não é fácil. Nossa tendência é fazer as coisas sempre esperando alguma coisa em troca, nem que seja um elogio, um reconhecimento. Cuidar é olhar para todas as pessoas não como se fossem objetos a serem explorados, mas como irmãs nossas, a quem queremos encontrar, com quem podemos partilhar a vida. Mas cuidar nem sempre é agradar. Quem cuida de verdade às vezes precisa dar remédio amargo, dizer verdades que doem. Mesmo assim, quem segue o exemplo do Bom Pastor não diz a verdade só para ferir o outro ou para se sentir superior.

Quem cuida está sempre por perto, não abandona. E mesmo quando a presença física não é possível, encontra um meio de marcar presença. Nesse sentido, o apóstolo Paulo é grande exemplo de pastor: não podendo estar presente nas comunidades que fundou, escreveu cartas para animar e também corrigir os irmãos.

É preciso lembrar, porém, que nem tudo podemos fazer. A vida possui situações difíceis, diante das quais não temos forças suficientes ou que não sabemos como resolver. Quando isso acontece, quando nossas energias estão se esgotando na tentativa de resolver algum problema ou ajudar alguém, saibamos confiar, pois o verdadeiro Bom Pastor é Jesus, e nós somos apenas servos, colaboradores.

Pe. Claudiano Avelino dos Santos, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar