O Domingo – Palavra
Dia 25 de dezembro – FESTA DO NATAL

Indicar a um amigo:





JESUS É NOSSA LUZ!

Jesus é nossa luz. Não temos por que viver na escuridão. A grande festa de hoje é a celebração de que Deus não está longe. Ele é nosso próximo, nosso vizinho. É um de nós. Quando dizemos estar alegres porque Jesus nasceu, estamos dizendo que Deus se fez nosso parente, gente nossa. Gente como a gente. Não precisamos olhar para longe, buscando sua presença. A força de Deus, que é amor, está disponível para nós. Não precisamos ter medo de nada! Não há noite que não possa ser iluminada pela presença do Filho de Deus! Não há pecado que não possa ser vencido! Não há falta que não possa ser perdoada para quem faz do coração o presépio para acolher o Salvador!
Podemos, sim, festejar! É verdade que ainda há problemas no mundo, pois nem todos os corações se converteram em presépios. Há ainda corações com muitas grades, com muito medo. Há ainda corações preocupados demais com o conforto, com o luxo, e que não “dão a mínima” à tristeza, dores e carências dos outros. Há corações que ainda são prisões de pecado, verdadeiras fortalezas de egoísmo, mansões de solidão. Mesmo assim, há a esperança de que tudo isso vá por terra e esses corações se transformem em presépios, lugares que recebam a vida com simplicidade.
Por isso, vamos festejar, pois não precisamos ser prisioneiros de nada nem de ninguém! Podemos ter o coração livre. Não precisamos ficar na escuridão. A Luz está entre nós! A glória de Deus está por toda parte, e Jesus trouxe a paz para a humanidade! Recebamos a Luz, para que sejamos luz!
Rezemos com Jesus, nestes dias de festa especial, rogando que mais corações se transformem em presépios, mais corações de pedra sejam transformados em coração de carne. Que a simplicidade do sorriso de Jesus nos desarme, nos desconcerte, de modo que percebamos quanto tempo, quanta energia desperdiçamos com coisas sem importância: discussões, rixas, vaidades. A luz que vem do presépio nos indica um novo caminho de simplicidade, harmonia, perdão, justiça e paz. Vamos caminhar por ele!
***
FELIZ NATAL !

Pe. Claudiano Avelino dos Santos, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar