O Domingo – Palavra
Dia 25 – 3º Domingo Comum

Jesus nos chama em nosso local de trabalho

O evangelho de hoje apresenta Jesus anunciando a proximidade do reinado de Deus e chamando pessoas para que o acompanhassem na mesma missão. As margens do mar da Galileia eram o lugar de trabalho de Simão e André. Foi ali que o Senhor os chamou. Eles deixaram as redes e seguiram a Jesus. Certamente não deixaram de pescar, pois os evangelhos apresentam outras cenas em que os seguidores de Jesus estão pescando. Podemos entender, portanto, que eles não deixaram para trás o trabalho com seus desafios e lutas, mas mudaram o rumo de sua existência por terem encontrado uma pessoa que lhes encheu de esperança. Do ponto de vista prático, o trabalho para a subsistência parecia ser o mesmo: lançar as redes, pescar… Mas o esforço em vista da sobrevivência tomou um sentido novo a partir do encontro com Jesus.

De modo semelhante, também nós hoje podemos fazer a experiência de Jesus que passa pelas margens do nosso mar, ou seja, pelo nosso local de trabalho, seja ele qual for. Pode ser a cozinha, a horta, o curral onde se tratam os animais, a plantação, a escola. Aí Jesus passa e nos convida a pôr o nosso trabalho a serviço do anúncio do seu reino. E ele não pede de nós coisas por demais extraordinárias. Pede que façamos com zelo o que temos de fazer, pede que sejamos honestos e aproveitemos nosso tempo. Jesus nos pede que façamos todo o esforço na presença dele. Enquanto trabalhamos, cumpre-nos saber: Jesus está passando ali. E ali ele está nos chamando a ser pessoas novas, mesmo que aparentemente estejamos fazendo as mesmas coisas. Somos convidados a seguir Jesus em todas as situações. No trabalho, seguimos a Jesus combatendo a preguiça, a tentação de levar vantagem enganando os outros, a inclinação a acumular em vez de partilhar, a tendência a seguir a lei do menor esforço. Seguimos a Jesus, de modo especial, quando nos pomos contra toda forma de exploração e injustiça que ferem nossos irmãos.

Uma boa maneira de reconhecer que Jesus passa por nosso trabalho é fazer uma oração, mesmo que silenciosa e curta, no início ou em qualquer momento de nossas atividades. Por exemplo, rezar: “Aceita, Senhor, meu trabalho”. Ou mesmo: “Senhor, estou trabalhando em tua presença”. Essas pequenas frases vão abrindo nosso coração para perceber Jesus em nossas atividades e nos irmãos que trabalham conosco.

Pe. Claudiano Avelino dos Santos, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar