Dia 20 – 16º Domingo Comum | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
Dia 20 – 16º Domingo Comum

PARA ALÉM DO BEM E DO MAL

O ser humano geralmente quer dividir pessoas, coisas, a vida, o mundo, em duas partes: o bem e o mal. Talvez seja uma forma simplificada de resolver a realidade, que na verdade é bem complexa. Não é fácil entender os fatos, muito menos as pessoas. É mais fácil criar rótulos, construir abismos intransponíveis entre pessoas e povos inteiros.

Para desconstruir esse tipo de mentalidade, Jesus ensina ao seu público por meio de parábolas. A parábola faz pensar. O Mestre se utiliza desse estilo expressivo para estimular seu público a pensar, a buscar os significados ou as lições para além do senso comum ou dos preconceitos.

Jesus ensinou muitas vezes assim. Usava imagens comparativas de acordo com a realidade de seu público. De modo simples e profundo, sua mensagem era acessível. Ele falava bonito, mas não queria ser celebridade, queria que todos o entendessem, compreendessem a mensagem do reino, a esperança que estava no meio deles.

O evangelho de hoje apresenta um bloco de três parábolas que ensinam sobre o reino de Deus. A primeira é a “do joio e do trigo”. O trigo representa o que é bom. O joio, a erva daninha, tudo aquilo que atrapalha. A segunda refere-se ao “grão de mostarda”, uma semente muito pequena, aparentemente insignificante. No entanto, esconde um segredo: traz em si a potência de uma grande árvore, de ramos frondosos e sombra agradável. A terceira é a do “fermento”, capaz de fazer a massa crescer, sem ostentação.

Por meio dessas parábolas, a comunidade cristã é chamada a olhar para a própria fé. A fé anda de mãos dadas com o amor. Sendo amiga íntima do amor, alimenta os mesmos sentimentos. Logo a fé não condena, não fica com o dedo em riste para apontar os defeitos dos outros. A fé corrige, mas também espera. Tem em seu horizonte a esperança. A fé age em sigilo, discretamente, feito um grãozinho de uma planta ou como o fermento, e de suas atitudes nascem frutos de vida feliz.

As parábolas de hoje são um ensinamento para a comunidade cristã descobrir a novidade do reino de Deus. É um apelo a não deixar esfriar o entusiasmo da fé. Cada discípulo deve se deixar guiar pelo exemplo compassivo e misericordioso de Jesus. O sentimento de vingança e a busca por fazer justiça com as próprias mãos

não devem ser atitudes de quem segue Jesus. Ele perdoou a todos. Quem somos nós para apontar ou condenar o outro? A colheita pertence a Deus. Ele sabe a hora certa de colher os frutos. “Deixai crescer um e outro até a colheita!”

Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar