EM ATENÇÃO À PALAVRA, LANCEMOS AS REDES!
Em Lucas 5,1-11 encontramos na ação de Jesus um modelo de catequese. Ele adapta sua pregação à realidade daquele povo. Utiliza-se do barco de Simão (Pedro) como púlpito. Ensina com sua palavra – palavra que garante a eficácia da missão. Dentre os ouvintes, chama aqueles que serão seus discípulos.
Diante dessa narrativa do Evangelho de Lucas, o evangelho da práxis cristã, temos a oportunidade de avaliar nossos momentos de reflexão sobre a palavra de Deus e o tipo de relação que desenvolvemos com ela. E perguntar-nos se nossos ensinamentos a respeito dela estão de acordo com a realidade do nosso povo. O “púlpito” que utilizamos deve atingir a todos. É bom que esta seja a preocupação de todo aquele ou aquela que, em atenção à palavra de Jesus, busca lançar as redes.
De fato, embora conscientes da nossa fraqueza e indignidade diante do Mestre, cabe-nos dar fé à palavra de Jesus, que ordena: “Avança para as águas mais profundas, e lançai as vossas redes para a pesca” (Lc 5,4). Que nossa resposta seja: “Em atenção à tua palavra, vou lançar as redes” (Lc 5,5). Porque da palavra de Jesus nos vem a garantia e a eficácia da nossa missão: capturar/resgatar todos os homens e mulheres para a vida.
Este é o desejo de Deus: recuperar a todos para que vivam, e vivam em abundância. É também a tarefa que Jesus deixou a cada um de nós. Cada um responde segundo suas possibilidades e capacidades: como leigo comprometido e participante da comunidade; como pai de família, que gasta sua vida na missão de educar os filhos mediante o testemunho e o cuidado; como consagrado, religioso ou sacerdote.
O importante é que nossos ensinamentos, à luz do evangelho, suscitem a fé das pessoas, levando-as a se apaixonar pela Palavra e, cheias de vida, fazer o seu discernimento até a ponto de o reino se tornar o valor supremo na vida delas. Em atenção à palavra de Deus, portanto, não desanimemos; lancemos as redes em captura/resgate dos homens e mulheres que querem viver em Cristo. Amém!
Benedito Antônio Bueno de Almeida, ssp

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.
Assinar