JESUS TEM COMPAIXÃO
No evangelho deste domingo, Jesus vê uma viúva em situação difícil e logo lhe tem compaixão. Em vários trechos do evangelho, ouvimos dizer que Jesus olha com compaixão para as pessoas que sofrem. Assim como teve compaixão da viúva da cidade de Naim, ele teve compaixão da multidão, faminta tanto do pão para alimentar o corpo quanto de sentido para a vida.
Não tenhamos dúvida: se queremos ser verdadeiros discípulos de Jesus, temos de deixar brotar em nós a atitude da compaixão, que é interessar-se pelas pessoas que sofrem e oferecer nossa ajuda, nossa presença. Há gente que pensa em seguir Jesus apenas para obter vantagens para si, acumular mais dinheiro, ficar mais rico, trabalhar pouco. Quem pensa assim está se enganando. A verdadeira prosperidade, a grande riqueza que Jesus nos oferece, é a compaixão, é perceber que a alegria do ser humano consiste em dividir, partilhar, estar ao lado do outro, sorrir junto, mas também chorar junto. Quando no casamento os noivos dizem que querem viver juntos na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza durante todos os dias de sua vida, estão firmando o compromisso de viverem mutuamente a compaixão. Não há felicidade para quem só pensa em si mesmo, para quem não se importa com os outros, para quem fica indiferente às necessidades dos sofredores.
Mas ter compaixão não é a mesma coisa que ter “coração mole”. A verdadeira compaixão é aquela que ajuda a pessoa a sair de uma situação difícil e não engana. Por vezes a mãe que tem compaixão de um filho precisa dizer-lhe palavras duras, severas, ainda que isso doa no coração dela e nos ouvidos dele. Negar uma dose de cachaça a um alcoólatra é atitude de compaixão, por mais que seja duro e até desagradável. A compaixão que Jesus nos ensina é uma compaixão profunda, que procura despertar o melhor que existe no coração de cada pessoa.
***
Ensinai-nos, ó Senhor, a ter um coração amoroso e compassivo, que deseje o bem do próximo em profundidade. Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso!
Pe. Claudiano Avelino dos Santos, ssp

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.
Assinar