O Domingo – Palavra
29 de julho – 17º DOMINGO COMUM

MULTIPLICAR OS PÃES: O POUCO COM DEUS É MUITO…

O evangelho de hoje nos mostra como Jesus se preocupava com o bem-estar das pessoas. Se alguém diz que nosso Senhor só se preocupava com a “salvação da alma” e não se importava com o corpo, com a fome do corpo das pessoas, provavelmente o faz porque não conhece bem os evangelhos.
Sabemos que Jesus quer oferecer a seus seguidores um alimento muito melhor, bem superior ao pão que sacia o estômago. Quer nos dar uma vida nova, como celebramos em cada eucaristia, quando ele mesmo se faz nosso sustento. Mas, mesmo assim, Jesus não diz que a alimentação do corpo seja coisa sem importância. Nosso Mestre nos ensina que alimento bom é alimento partilhado. Comida é para ser dividida, distribuída. Dizem os estudiosos da Bíblia que o pão de cevada era o pão barato, o pão que os mais pobres comiam. Foi com esse pão simples que a multidão se alimentou, até todos ficarem satisfeitos, alegres. Sentados no gramado, comendo pão barato, os seguidores de Jesus fizeram um banquete, pois banquetes não acontecem só com comidas e bebidas caras. As verdadeiras ceias, os banquetes autênticos, acontecem quando há a alegria de partilhar, de dividir. Do que adianta encher a barriga se não há contentamento, paz e harmonia?
As pessoas alimentadas por Jesus não entenderam logo a mensagem e quiseram transformá-lo em rei. Imaginemos como seria fácil ter um rei que fizesse o pão render daquele jeito. Mas Jesus não quer oferecer facilidades. Não queria seguidores desejosos apenas de se fartar de pão. Nosso Mestre quer discípulos interessados em aprender a mensagem da partilha e do amor. Quem o segue não pode pensar só em si. É preciso ter fé e ser solidário, amoroso, preocupado também com o bem-estar dos outros.
Nossas celebrações eucarísticas não são reuniões de gente que só vem procurar a prosperidade material individual e egoísta, mas é o encontro de irmãos e irmãs que se aproximam de Jesus com fé e disposição para carregar a cruz. O segredo para perseverar na escola do Mestre que é o pão da vida é obedecer a seu mandamento: amar uns aos outros. Com amor, o pão que parece simples e pouco se torna muito. Mas sem amor não há pão que nos sacie. Dá-nos, Jesus, o pão do teu amor!

Claudiano Avelino dos Santos, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar