O Domingo – Palavra
25 de outubro: 30º Domingo do Tempo Comum

A JUVENTUDE E O ESTUDO

Neste dia nacional da juventude, parece oportuno pensar numa atividade que, embora não seja exclusiva dos jovens, é vivida por eles com maior intensidade, sobretudo porque é nessa etapa da vida que se alimentam mais os sonhos. E o estudo é, de fato, uma das melhores formas de tornar os sonhos em realidade.

O bom do estudo é que, quanto mais estudamos, mais temos a aprender. Nunca aprendemos tudo. Talvez por isso as etapas do estudo sejam chamadas de curso, palavra que, entre outras definições, significa carreira, trajeto, viagem, voo, duração…

Estudar é viagem exigente. Trata-se de tarefa que requer tempo, concentração e empenho. Não se aprende às pressas. Estudar é devagar. Ainda que vivamos em uma época em que tudo parece instantâneo, ninguém deveria se angustiar pelo fato de o estudo exigir paciência.

O estudante, vez por outra, terá de renunciar a baladas e passeios nas lindas tardes de sábado ou domingo. Evitará o excesso de WhatsApp, o programa predileto de TV. Até o tempo para o namoro deverá ser reduzido. Estudar é planejar. É também saber lidar com a solidão. Isso tudo, porém, não quer dizer que estudar seja uma tortura. Ao contrário, estudar é prazer.

Um prazer que pede paciência e uma dose significativa de humildade. A verdadeira sabedoria consiste em ser humilde.

A palavra humildade tem origem em “húmus”, que significa terra fértil, solo nobre. Trata-se de qualidade que engrandece a alma. Quem é humilde nunca se acha melhor que os outros. Na verdade, reconhece que todos têm capacidade de aprender, de conhecer, até mesmo quem nunca teve a oportunidade de sentar num banco de escola.

Estudar, portanto, é não se conformar às superficialidades. Seja qual for a matéria, seja qual for o problema, faz-se necessário o interesse para mergulhar fundo. A atitude de permanecer na superfície pode ser mais confortável. O esforço, as tentativas, abrem horizontes que alargam as possibilidades de leitura do mundo.

O que se espera de um estudante é empenho. A coragem de ir além do que já dizem os manuais, as terminologias estanques, e descobrir algo “novo” a cada desafio proposto pelos mestres. Há um mundo maravilhoso a ser descoberto e construído mediante a arte do estudo. Estudar é deixar-se encantar pela vida. O jovem nunca desiste de estudar.

Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar