24 de novembro – CRISTO REI | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
24 de novembro – CRISTO REI

CRISTO REI!

Nós gostamos de enfeitar as imagens de Jesus Cristo com coroas cheias de pedras preciosas. Gostamos de colocar mantos cheios de detalhes dourados. Gostamos também de representar Nosso Senhor sentado em uma cadeira luxuosa, que chamam de “trono”. É nosso jeito de dizer que Jesus é o verdadeiro comandante, o chefe de nossa vida. É a ele que queremos honrar, obedecer, louvar. Queremos fazer sua vontade, cumprir seu mandamento, obedecer às suas leis. Esses costumes foram herdados dos tempos em que havia muitos reis; homens considerados poderosos por causa da riqueza que tinham, dos seus cavalos de guerra, dos soldados a seu dispor. Reis que, na verdade, comandavam o povo com base em sua força. Hoje há outras maneiras de exercer o poder, mas ainda há quem se julgue dono do mundo e da vida dos outros em razão dos bens que possui e da influência que exerce sobre a vida das pessoas.

No evangelho de hoje, vemos Jesus reinando na cruz. Ele estava ali, como um bandido, ladeado por dois malfeitores. Não estava vestido como os poderosos do seu tempo. Na verdade, nunca se vestiu como eles. Não tinha seguranças nem tropas humanas a seu serviço. Ao contrário, andava rodeado de gente pecadora. Frequentava festas. Muitos diziam que ele era beberrão e amigo de prostitutas e de outros pecadores. Jesus tinha um jeito bem diferente de reinar. Reinar, para ele, não era comandar exércitos ou vencer batalhas humanas, mas aliviar o sofrimento das pessoas. Comandar, para Jesus, era dar pão a quem tinha fome, libertar homens e mulheres dos demônios que os afligiam. Ele não teve medo do que diriam dele por conversar com a mulher pecadora ou ir à casa de Zaqueu, considerado um traidor do povo.

Não é errado cobrir as imagens de Jesus e dos santos com coroas, mantos bonitos. Isso manifesta nosso amor, nosso carinho pelo Senhor e por aqueles que seguiram seus passos. No entanto, é indispensável lembrar que arrumar andores e enfeitar imagens não é o mais importante para quem quer seguir Jesus. Segui-lo é pôr-se a serviço de todos, procurando fazer o bem, dando espaço ao amor e deixando de lado sentimentos de rancor.

Jesus, reinai sobre nós! Amém!

 Pe. Claudiano Avelino, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar