23 de setembro: 25º Domingo do Tempo Comum | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
23 de setembro: 25º Domingo do Tempo Comum

NÃO COMPETIR, MAS SERVIR

A sociedade de hoje está assentada sobre a competição. Promovem-se concursos para eleger a mais bela entre as belas do estado, do país e do mundo. Organizam-se campeonatos esportivos para chegar, mediante a eliminação de um time pelo outro, ao campeão mundial. Nas Olimpíadas, atletas de centenas de nações se confrontam com o objetivo de uns derrotarem os outros, e no final os vitoriosos são condecorados com medalhas. Em algumas empresas, dá-se destaque ao operário que obteve melhores resultados no desempenho de sua função. Na escola, os aplausos são endereçados ao aluno mais brilhante. Por falar em desigualdade, no mundo dos negócios existem profissionais que recebem salários gordos e exagerados, enquanto a maioria da população rasteja na pobreza, sobrevivendo com valores imensamente inferiores. E vamos assim reforçando a ideia de que, entre os seres humanos, é normal existir melhores e piores, primeiros e últimos, gente que merece mais e gente insignificante.

Esse é o ritmo das coisas. Essa é a realidade que nos rodeia. Também os discípulos de Jesus eram partidários dessa mentalidade, porque “pelo caminho tinham discutido quem era o maior”. Jesus, conhecedor dos corações humanos, muda o rumo da conversa. Despeja um balde de água fria no calor da discussão. Esse papo dos discípulos não combina com a exigência do Mestre. Na sua comunidade, o esquema é outro. Sabe quem ali é o maior? Aquele que se põe a serviço dos demais: “Quem de vocês quiser ser grande, seja o servidor de vocês. E quem de vocês quiser ser o primeiro, seja o servo de todos” (Mc 10,43-44). O primeiro servidor é o próprio Jesus: “O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a própria vida em resgate por muitos” (Mc 10,45).

À semelhança de Jesus, o cristão não escolhe a quem servir. Acode ao primeiro que passa necessidade. É urgente fazer o bem. No episódio de hoje, Jesus dá especial atenção a uma criança. Valoriza quem é pequeno e fraco. Na última ceia, ele lava os pés dos apóstolos, sem excluir nenhum. Jesus ama servindo. Servindo, manifesta amor. É assim que as coisas funcionam no reino de Deus: maior é o que serve a todos.

Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar