O Domingo – Palavra
22 de novembro: Cristo Rei

MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO

Na cena do evangelho, Jesus diz a Pilatos que o reino dele é bem diferente dos reinos organizados pelos homens que desejam fama, riqueza e sensação de superioridade sobre as outras pessoas. Parece que nós não entendemos bem a mensagem e continuamos a querer coroar Nosso Senhor com as coroas e glórias dos poderosos deste mundo. Talvez até entendamos como sinal de amor e respeito as coroas presentes nas representações de Jesus feitas pelos artistas do passado e de hoje. Talvez seja uma forma de dizer que ele é o verdadeiro rei de nossa vida, de nossa existência, ainda que muitos o ignorem ou não cumpram o seu mandamento fundamental: “Amai-vos uns aos outros”.

Ao ouvirmos Jesus dizendo, diante de Pilatos, que o seu reino não é deste mundo, somos convidados a aprender a não agir conforme este mundo, se queremos ser discípulos e missionários. Mas que mundo? O mundo a que Jesus se refere talvez não sejam as pessoas mais simples ou até as mais pecadoras – afinal, o Senhor veio justamente para elas, pois, como o médico atende os doentes, Jesus atende e se dedica aos pecadores. Assim, não é nada adequado desprezar outras pessoas por seu comportamento errôneo, dizendo que são “do mundo” e que nós somos os “salvos”. Não ser do mundo, como Jesus, significa amar os outros até o fim, com dedicação, mesmo que isso nos traga prejuízos ou tenhamos a impressão de estar perdendo tempo. Não ser do mundo significa saber ser solidário, sensível, pôr-se no lugar do outro que sofre. É esse o jeito de reinar de Jesus e esse deve ser o nosso jeito de agir. Não nos esqueçamos que os reis e os poderosos deste mundo têm tronos ricamente enfeitados; Jesus, nosso rei, reina da cruz, exerce seu domínio dando a vida, derramando seu sangue.

Pensemos nas pessoas que conhecemos que reinam como Jesus: servindo com dedicação, muitas vezes no silêncio, sem receber reconhecimento ou recompensa de ninguém. A Igreja diz que todo batizado é sacerdote, rei e profeta. E toda pessoa batizada em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo reina verdadeiramente quando se põe a serviço dos irmãos, quando se põe diante de Deus em oração, não tanto para pedir para si, mas para interceder por quem precisa.

Que Jesus reine e que nós reinemos como ele!

Pe. Claudiano Avelino dos Santos, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar