O Domingo – Palavra
2 de novembro – TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS – sem artigo, apenas “Oração no cemitério”

ORAÇÃO NO CEMITÉRIO

Oração para ser rezada diante do túmulo dos nossos falecidos.

Dirigente (D): Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Todos (T): Amém!

D: Bendigamos ao Senhor, que, pela ressurreição do seu Filho, nos fortalece a esperança na vida eterna.

T: Bendito seja Deus para sempre!

D: Todos nós temos parentes e amigos que já morreram. Queremos lembrar também os milhões de famílias que choram seus entes queridos, levados por catástrofes ambientais, pela guerra, pela violência e por doenças. Hoje recordamos todos aqueles que faleceram e pedimos a Deus que tenha misericórdia deles e os acolha em seu Reino de paz e felicidade. Neste cemitério, unimo-nos para reafirmar nossa fé em Cristo, que venceu a morte, manifestando a esperança de que também vencerá nossa morte e nos reunirá com nossos falecidos em seu Reino de glória. Ele conhece e entende nossa dor e sabe o que significa a morte para quem ama. Que este momento de oração nos encoraje a sermos fiéis ao Senhor e a seguir os bons exemplos que nossos amados nos deixaram em vida. Ouçamos a Palavra de Deus.

Leitor: Evangelho de João (11,25-27). Disse Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem acredita em mim, ainda que morra, viverá. E todo aquele que vive e acredita em mim não morrerá para sempre. Você acredita nisso?” Marta respondeu: “Sim, Senhor. Eu acredito que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo”.

A critério do dirigente, pode haver breve reflexão. A seguir, pode-se partilhar o Salmo 22/23 (cada um reza um verso).

  1. O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. / Em verdes pastagens me faz descansar / e sobre águas tranquilas me conduz.
  2. Restaura minha alma / e me guia por caminhos plenos de justiça, por causa do seu nome.
  3. Ainda que eu caminhe pelo vale tenebroso, não temerei mal algum, / porque tu estás junto a mim. / Teu bastão e teu cajado me deixam
  4. Preparas a mesa para mim, diante dos meus / Unge minha cabeça com perfume e minha taça transborda.
  5. Sim, bondade e fidelidade me seguem todos os dias da minha vida, / e habitarei na casa do Senhor por dias sem

Pode-se rezar o pai-nosso e cantar:

“Com minha Mãe estarei / na santa glória, um dia, / ao lado de Maria, / no céu triunfarei. /: No céu, no céu, com minha Mãe estarei”.

A seguir, a oração e a bênção final.

D: Ó Deus da vida, que chamastes para junto de vós nossos parentes e amigos, sede misericordioso com eles e acolhei-os em vossa glória. Que um dia possamos vê-los novamente, na alegria do eterno convívio. Por Cristo, nosso Senhor.

T: Amém!

D: Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno.

T: E brilhe para eles a luz perpétua!

D: A bênção de Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre nós e sempre nos acompanhe.

T: Amém!


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar