DEIXAR DEUS SER GRANDE EM NOSSA VIDA
No evangelho de hoje recitamos com Maria o canto do Magnificat. Este cântico sintetiza a obra de Deus em sua pessoa, obra que alcança também a humanidade inteira. Humilde serva, Maria foi exaltada por Deus e escolhida para ser a mãe do Salvador e participar da sua glória. É representante dos pequenos, nos quais o Senhor opera suas maravilhas e aos quais confia seu projeto de amor. Na serva de Nazaré temos a combinação entre glória e humildade, pois ela deixou Deus ser grande em sua vida.
Juntamente com Isabel, proclamamos “bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu” (Lc 1,45). Em Maria, temos um modelo de seguimento e obediência. Ela soube ouvir a palavra de Deus, meditá-la e pô-la em prática na própria vida.
“A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, porque olhou para a humildade de sua serva” (Lc 1,46). Aqui está outro grande ensinamento de Nossa Senhora – a serva de Nazaré – a cada um de nós, a humildade. Eis um ingrediente necessário e valioso na vida daquele que busca fazer a vontade do Pai. Ser humildes é deixar que Deus seja grande nos nossos projetos e na nossa existência. É atitude de amor e de correspondência ao projeto que ele apresenta a cada um de nós.
A exemplo de Maria, toda pessoa é convidada a dar o seu sim ao amor de Deus. Pois ele apresenta a cada um o seu projeto de salvação e glória. Peçamos a graça da humildade e o dom da fé em sua Palavra. Celebrar a assunção de Maria aos céus é tomar consciência de que nós também participamos dessa salvação e glória. Deixemos que o canto do Magnificat tome conta da nossa vida até que ele se torne verdadeiramente o nosso canto, a nossa resposta de amor e gratidão ao Criador. Porque a todo instante ele realiza e quer realizar grandes coisas em nós, elevando os humildes.
Maria nos ajude a ser fiéis, a fim de que correspondamos ao projeto do reino e Deus seja grande em nossa vida e em nossos projetos. Amém!
Benedito Antônio Bueno de Almeida, ssp

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.
Assinar