15 de julho: 15º Domingo do Tempo Comum | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
15 de julho: 15º Domingo do Tempo Comum

O DISCIPULADO DE JESUS

Os primeiros colaboradores da missão de Jesus tiveram nela um papel fundamental. Foram chamados desde o início para caminhar com ele e aprender dele o verdadeiro significado da palavra DISCÍPULO. Foram doze os que Jesus chamou, convidando-os a deixar tudo – trabalho, família, bens materiais – para segui-lo no anúncio da Boa-Nova.

O ser discípulo está necessariamente relacionado a uma missão. Jesus não chamou seus discípulos apenas para fazer número com ele, mas para que compreendessem que o Mestre tinha algo a cumprir. Esta missão, que o Pai lhe confiou, de alguma forma dependia, para ser plenamente realizada, da participação de cada um deles.

Participar da missão do Mestre significa assumir na vida e com a vida os seus ensinamentos, gestos, palavras e ações. É testemunhar, com atos concretos, a experiência mais profunda de fé, de esperança e de amor feita com Deus em vista da salvação da humanidade. É deixar-se transformar para transformar. É compreender que a mensagem do evangelho só tem sentido transformador quando anunciada, proclamada.

No evangelho de hoje, Jesus envia os discípulos dois a dois e lhes dá as instruções elementares, recomendando-lhes que não levassem nada para o caminho, “nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura”, e que “andassem de sandálias e não levassem duas túnicas”. As recomendações de Jesus visam livrar os discípulos da preocupação com coisas desnecessárias. Desta forma poderiam se dedicar, única e exclusivamente, a anunciar a Boa-Nova, curando os doentes e sendo instrumentos de conversão para todos aqueles que, de coração aberto, ouvissem e acolhessem a mensagem do evangelho.

O discipulado de Jesus não é compromisso apenas dos doze que ele chamou diretamente. Diz respeito a todos nós, os batizados, chamados a assumir hoje a nossa missão de discípulos e missionários, buscando testemunhar com a vida tudo o que continuamente aprendemos com o Mestre.

Pe. José Erivaldo Dantas, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar