15 de fevereiro – 6º DOMINGO DO TEMPO COMUM | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
15 de fevereiro – 6º DOMINGO DO TEMPO COMUM

O JEITO DE JESUS INTERPRETAR A LEI

O texto do Evangelho de hoje é a continuação do Sermão da montanha. A Lei foi dada a Israel para ensinar-lhe o caminho da justiça. Jesus não pretendeu aboli-la, como muitos pensavam. Ele, novo legislador, não desejava anular a Escritura (Leis e Profetas), e sim ensinar como reinterpretá-la, propondo o pleno cumprimento dessas normas. Seu objetivo era libertar-nos do legalismo doentio, que não nos torna santos diante de Deus nem nos garante o acesso ao Reino. Além disso, destacam-se outros três aspectos importantes.

Compromisso com a vida. O mandamento “não matar” vai além de impedir o derramamento de sangue, pois exprime compromisso radical com a vida, recomendando atitude de respeito à dignidade de todos. Raiva, ódio, inveja, vingança e intolerância são formas de violência. Toda palavra ofensiva é uma forma de diminuir o ser humano. O culto que agrada a Deus exige a vivência da reconciliação; sem ela, a oferenda se torna inútil.

Compromisso com a fidelidade. O adultério se inicia antes do ato em si; começa com o olhar. O Mestre propõe cortar o mal pela raiz. Ele condena não apenas o adultério, mas também pensamentos e desejos perversos, que levam à prática de injustiças e maldades. A justiça do Reino exige profundo respeito no trato com as pessoas, principalmente com as mais fragilizadas.

Compromisso com a palavra. Aqui Jesus se dirige principalmente aos homens – que, naquele tempo, podiam decretar o divórcio. O casal cristão esforça-se para superar os conflitos, evitando buscar defeitos no cônjuge para justificar a separação. Quando se tem compromisso com a palavra dada, não há necessidade de juramento. Os juramentos não combinam com relações humanas baseadas na confiança. A palavra dada, mediante mútua promessa, deveria ser sempre digna de crédito, e os problemas contornados mediante o diálogo e o perdão.

Por meio desses exemplos, percebemos o jeito novo de Jesus ver e interpretar as leis, sem querer aboli-las.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar