MÃE ATENTA ÀS NECESSIDADES DOS FILHOS
Hoje, olhamos para Maria sob a invocação de Aparecida, devoção tão cara ao coração do nosso povo. Virgem surgida das águas, na rede de humildes pescadores, descrevendo assim a sua missão entre nós: estar no meio do povo, das pessoas simples, dos marginalizados sem voz e sem vez, dos carentes e necessitados. O evangelho do dia nos mostra claramente esse papel de Nossa Senhora.
Após ser batizado por João no rio Jordão, Jesus inaugura o seu ministério em Caná da Galileia numa celebração de casamento, durante a qual acabou o vinho. A festa corria, assim, o risco de perder o seu sentido, pois os festejados e os participantes ficaram muito tristes e preocupados com essa falta. É nessa circunstância que Maria, a mãe de Jesus e nossa, aparece como aquela que serve e está sempre atenta aos detalhes de nossa vida. Maria toma a iniciativa de ir ao encontro de Jesus e interceder em favor do povo, pois o desejo dela é que a festa da vida continue. Foi o que aconteceu!
Em nossos dias há muitas carências e situações que não deixam a festa da vida acontecer, as quais Nossa Senhora nos aponta: falta de comida, gente submetida a regime de trabalho escravo, pessoas sem salário e moradia digna, homens e mulheres que perderam o sentido da existência, imigrantes que saem do próprio país em busca de acolhida e de vida melhor, a exploração dos pobres pelos ricos, o tráfico humano…
Em meio a essas situações de dor e de sofrimento que oprimem o ser humano, Maria está presente. Atenta às necessidades da humanidade, ela quer levar a Jesus as nossas preocupações e desejos. E nos convida a agir segundo a sua recomendação: “Façam tudo o que ele mandar” (Jo 2,5) – isto é, permanecer atentos à Palavra e aos sinais que oferece à nossa vida. Assim, gozaremos do amor compassivo de Deus manifestado em Jesus, seu Filho e nosso Salvador.
Em Maria, todo sofredor se sente acolhido, restaurado na sua dor, reanimado na esperança. Porque o seu amor para conosco é incondicional, não podemos perder a fé e a confiança em Deus diante das dificuldades; ao contrário, cabe-nos buscar sempre em Jesus, pela intercessão de nossa Mãe, forças, energias e graças necessárias para, com amor e paciência, lidar com as realidades do dia a dia.
Maria caminha conosco e leva a Jesus nossas necessidades e sofrimentos. A sua atitude para conosco nos convida à solidariedade e à sensibilidade às necessidades dos irmãos e irmãs de nossa convivência. Nossa Senhora Aparecida, rainha e padroeira do Brasil, rogai por nós!
Pe. Gilbert Mika Alemick, ssp

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.
Assinar