O Domingo – Palavra
02 de novembro

Indicar a um amigo:





ANO DA FÉ

 Para comemorar os cinquenta anos da realização do Concílio Ecumênico Vaticano II, celebramos o Ano da Fé – convocado pelo papa Bento XVI, hoje emérito –, com conclusão no dia 24 deste mês, domingo de Cristo Rei.

O Concílio Ecumênico Vaticano II foi um grande dom de Deus para a sua Igreja. Ainda não foram suficientemente conhecidas e meditadas nem as quatro constituições promulgadas nem as três declarações e os nove decretos emanados.

Vale a pena abrirmos a Constituição Lumen Gentium, n. 4, sobre a missão do Espírito Santo na Igreja: “Terminada na terra a obra que o Pai confiou ao Filho, o Espírito Santo foi enviado no dia de Pentecostes a fim de santificar continuamente a Igreja e, por Cristo, no Espírito Santo, terem os fiéis acesso junto ao Pai. Ele é o Espírito da vida, a fonte de água que jorra para a vida eterna. Por ele, o Pai dá vida aos homens mortos pelo pecado, até ressuscitar em Cristo seus corpos mortais.O Espírito habita na Igreja e nos corações dos fiéis como em um templo. Neles ora e dá testemunho da adoção de filhos. Conduz a Igreja ao conhecimento da verdade total, unifica-a na comunhão e nos ministérios, ilumina-a com diversos dons carismáticos e hierárquicos e enriquece-a com seus frutos.Pela força do evangelho, rejuvenesce a Igreja, renovando-a constantemente, e a conduz à perfeita união com seu Esposo. Pois o Espírito e a Esposa dizem ao Senhor Jesus: ‘Vem!’”

Como resolução do Ano da Fé, renovemos os grupos de formação e reflexão em nossas comunidades para buscarmos a fonte de água que jorra para a vida eterna.

No batismo, pela água e pelo Espírito Santo, fomos feitos filhos de Deus e herdeiros do céu. Enquanto estamos nesta terra, somos enviados pelo Espírito para anunciar a boa-nova do evangelho que é Cristo, nosso salvador.

 D. Geraldo Majella Agnelo

Cardeal Arcebispo Emérito de Salvador

 


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar