O amor sob a visão da psicologia é assunto de debate em Brasília | Paulus Editora

Notícias

28/03/2018

O amor sob a visão da psicologia é assunto de debate em Brasília

Por Imprensa

Cerca de 30 pessoas participaram, no último sábado (24), de um debate promovido pela livraria de Brasília.  O encontro discutiu um dos temas mais falados do mundo: o amor. A palestra, que chamou a atenção de psicólogos e estudantes, visou explorar o tema à luz da psicologia analítica, além da música e da filosofia.

O amor é um assunto universal e um dos mais antigos da humanidade, debatido por diversas culturas. No campo científico, o tema aparece no cenário de estudos da psicologia, filosofia, poesia e música, sendo explorado de maneiras e ângulos diferentes.

O psicólogo e especialista em Psicologia Analítica Junguiana Guilherme de S. Labarrere foi o responsável por conduzir a formação. De forma dinâmica e objetiva, o facilitador procurou debater o tema nos diversos campos de estudo, com ênfase na psicologia. Sob essa definição, o amor não seria simplesmente “gostar em maior quantidade”, mas um estado psicológico qualitativamente diferente, incluindo elementos como paixão, fascinação e desejo sexual.

O famoso psicanalista Freud realizou uma série de estudos sobre o assunto. Segundo ele, o amor é uma necessidade inerente ao ser humano. Freud sustentava que o homem ama por repetição, ou seja, o indivíduo busca repetir as primeiras experiências da infância durante relacionamentos na vida adulta.

Já Carl Gustav Jung, um dos maiores psiquiatras e psicoterapeutas da história, afirmava que em sua experiência médica e pessoal o amor era um constante mistério, para o qual nunca foi capaz de dar uma resposta válida. Entretanto, o fato de não haver uma resposta válida para esta questão significa que muitas respostas são possíveis.