Nova edição da Revista PAULUS Social discute a importância da “Participação Social” | Paulus Editora

Notícias

03/05/2022

Nova edição da Revista PAULUS Social discute a importância da “Participação Social”

Por Imprensa

Participação social como ponto de partida para grandes realizações e melhorias no âmbito social é destaque nesta edição

Na 10ª edição da Revista PAULUS Social, a equipe redatora traz aos leitores diversas reflexões sobre a importância da mobilização social para o fortalecimento e ampliação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Entre as principais abordagens, a matéria de capa convida a uma reflexão acerca das escolhas individuais e coletivas, decisões que futuramente podem impactar na vida em sociedade. Com o tema “Mobilização como emancipação social”, o jornalista Alberto Nascimento ressalta a necessidade da criação de canais de fortalecimento, mobilização e participação para a construção de uma assistência social ativa e eficaz para todos.

Na editoria “Quem faz o Suas acontecer”, o artigo de Suelma Inês de Deus Branco – assistente social e ativista no Grupo de Estudos das Relações Étnico-Raciais no Serviço Social e na Soweto Organização Negra, chama a atenção para o movimento negro, a participação social e as políticas de promoção da igualdade social.

Outro tema em destaque nesta editoria são as reflexões em torno dos desafios nas conferências de Assistência Social. A contribuição é da consultora organizacional na área de Serviço Social, Terceiro Setor e Organizacional, Inmaculada Figols Costa. Segundo a profissional, as conferências de Assistência Social possibilitam o debate coletivo e a participação social das diferentes organizações da sociedade civil.

No artigo intitulado “O SUAS e as eleições”, o psicólogo e sociólogo Célio Vanderlei Moraes fala sobre a participação nas eleições do âmbito social. Na editoria “Opinião”, o assunto está voltado para o tema “Assessoramento e Virtualidade”. Em um diálogo interativo, a redação traz considerações sobre aprendizados, estratégias, vantagens e desvantagens da atuação on-line adotada durante a pandemia. Já a editoria “Reflexão” é conduzida por Juliana Abramides  – professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade Estadual do Paraná (Unicentro) -, que aborda o tema “Sobre conselhos e a participação popular”.

Finalizando esta edição da PAULUS Social, na crônica “1998”, escrita por Mira Lopes, analista de Projetos Sociais da PAULUS, o leitor é convidado a passear por uma história reflexiva dos personagens Lívia e Djaime, que observam a realidade de sua comunidade e dialogam sobre a importância da participação popular na política, como exercício dos direitos e deveres de todo cidadão brasileiro que espera por um país melhor.

Em suma, a publicação da Revista PAULUS Social, que atualmente chega em sua 10ª edição, tem como principal objetivo difundir os debates e conteúdos gerados durante os processos formativos executados pelo Programa de Assessoramento da PAULUS. Desde 2019, a publicação compila entrevistas, opiniões e artigos que se debruçam sobre as diversas pautas da Política Nacional de Assistência Social. Confira a edição completa dessa edição!

Clique aqui para fazer o download da revista